Curiosidades

Nascem os primeiros macacos clonados com técnica da ovelha Dolly

Published

on

Cientistas da China conseguir produzir dois clones de macacos usando a mesma técnica utilizada para criar um dos clones mais famosos da história: a ovelha Dolly, considerada a primeira cópia genética bem-sucedida feita com um mamífero. Já houve tentativas anteriores de clonar primatas não humanos, mas nenhuma delas produziu animais desenvolvidos, apenas embriões.

A técnica usada para realizar esse tipo de procedimento é chamada Transferência Nuclear de Células Somáticas e consiste em usar o núcleo de uma célula de algum tecido, como a pele, e inseri-lo em um óvulo do animal que teve seu núcleo removido. Isso deve ser tratado com enzimas – a parte mais delicada do processo – para que volte a um estado embrionário como se fosse um óvulo naturalmente fecundado. Ele é implantando, então, em uma mãe de aluguel para se desenvolver normalmente.

Atividade polêmica
Segundo os pesquisadores chineses envolvidos na clonagem, uma série de novas técnicas desenvolvidas por eles foi a chave para conseguir produzir clones saudáveis. Isso abre um novo horizonte no estudo de células-tronco que pode mudar a biologia e a medicina como um todo. Existem também questões de ética que ainda influenciam muito nesse tipo de trabalho e que podem, dependendo como forem tratadas, adianta ou atrasa esse tipo de estudo.

É claro, ainda existe muito a ser trilhado: apenas dois bebês saudáveis de macaco nasceram de mais de 60 mães de aluguel. E os pesquisadores só conseguiram reprogramar células de tecido fetal, não células adultas. Os desafios ainda são enormes e estamos muito longe de conseguir produzir clones saudáveis em massa, seja pelo bem ou pelo mal.

Fonte: Tecmundo

EM ALTA

Sair da versão mobile