Mundo
Nasa detecta molécula que pode indicar vida em exoplaneta Hycean
O Telescópio Espacial James Webb, da Nasa, encontrou uma molécula que pode ser um sinal de vida em um planeta distante. A molécula é o sulfeto de dimetila (DMS), que na Terra é produzido por organismos vivos. O planeta, chamado de K2-18b, fica a 120 anos-luz do Sistema Solar.
O DMS foi detectado na atmosfera do K2-18b, que é rica em hidrogênio. Esse gás pode ser usado por formas de vida que não dependem do oxigênio. Além disso, o planeta tem uma superfície coberta por oceanos de água, o que também favorece a existência de vida.
O K2-18b pertence à categoria dos planetas Hycean, que são considerados potencialmente habitáveis. Eles têm oito vezes o tamanho da Terra e podem abrigar uma grande diversidade de organismos. O Telescópio Espacial James Webb é capaz de estudar a composição química das atmosferas desses planetas e detectar moléculas como o DMS, o metano, o oxigênio e outros gases que podem indicar vida.
No entanto, os cientistas da Nasa alertam que ainda é cedo para confirmar a hipótese de vida no K2-18b. Eles dizem que é preciso analisar mais dados e observar outros fatores que podem influenciar na presença do DMS na atmosfera do planeta. Por exemplo, o DMS pode ser produzido por processos geológicos ou químicos, sem a intervenção de seres vivos.
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Ednaldo Lavor pode ter bens bloqueados e perder seu fusca? – Sim!
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Segunda sem salários e sem perpectiva!
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Analisamos o discurso do prefeito Roberto Filho
-
Iguatu3 dias atrás
Veículo é tomado de assalto em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo em Iguatu
-
Iguatu3 dias atrás
Servidores em greve interditam ruas de Iguatu em ato de protesto
-
Iguatu7 dias atrás
Homem provoca acidente de automóvel com ônibus da Guanabara e fica ferido em Acopiara
-
Iguatu4 dias atrás
Polícia prende suspeito com drogas e munições em Iguatu