Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

MPF investiga denúncias de racismo contra nordestinos após 1º turno

[caption id="attachment_15353" align="alignnone" width="600"]Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação[/caption]

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) instaurou procedimento administrativo para investigar oito denúncias feitas por cearenses contra mensagens ofensivas postadas por internautas após o resultado das eleições 2014, quando a candidata do PT, Dilma Rousseff teve uma expressiva votação nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com o MPF-CE, qualquer pessoa pode registrar denúncias e, para isso, basta procurar a Sala do Cidadão.

Publicado

on

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) instaurou procedimento administrativo para investigar oito denúncias feitas por cearenses contra mensagens ofensivas postadas por internautas após o resultado das eleições 2014, quando a candidata do PT, Dilma Rousseff teve uma expressiva votação nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com o MPF-CE, qualquer pessoa pode registrar denúncias e, para isso, basta procurar a Sala do Cidadão.

 

Os comentários xenofóbicos publicados no Facebook, Twitter e no Tumblr – ferramenta de blog e rede social – associavam os votos de Dilma no Nordeste aos programas sociais, à pobreza e à ignorância dos nordestinos. “Dilma só ganha voto por povo burro do Nordeste”, diz um dos posts questionados. Para o MP, os comentários estão caracterizados na Lei n.º 7.716/89, que trata do crime de discriminação ou preconceito de procedência nacional.

Nesta terça-feira (7), a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE) também ingressou com uma representação no MPF-CE solicitando que seja aberta uma ação penal contra os internautas. Para o advogado Valdetário Monteiro, presidente da OAB-CE, toda e qualquer forma de preconceito tem que ser combatida. A ação da OAB-CE vai ser incorporada às já existentes.

Na ação, a OAB-CE pede que a Polícia Federal seja acionada para identificar os autores das mensagens, que devem ser punidos pelo crime de racismo. “Essas pessoas [que postam comentários preconceituosos] acreditam na impunidade por estarem no ambiente virtual, mas elas precisam ser penalizadas por ferir o princípio básico da constituição, o de que todos são iguais”.

Segundo Valdetário Monteiro, uma resolução do Conselho Estadual determina que a OAB se posicione todos os casos de racismo e preconceito. A pena para os autores das mensagens racistas pode variar de dois a cinco anos em regime fechado, com acréscimo de multa, de acordo com procuradora jurídica da OAB-CE, Patrícia Sena.

Outras ações

No mês de maio, um acidente com um ônibus em Canindé, no intenrior do Ceará, no qual 18 pessoas morreram, suscitaram comentários discriminatórios aos nordestinos.  As mensagens, postadas na Internet, atribuíam a tragédia à “cabeça gigante dos nordestinos”, dentre outras ofensas preconceituosas. Após investigação do MPF, a Justiça Federal autorizou a quebra do sigilo telemático dos usuários responsáveis pelos comentários racistas.

O MPF-CE  também já instaurou inquérito para apurar as mensagens racistas direcionadas à cearense Melissa Gurgel, eleita Miss Brasil no sábado (27). Logo após a divulgação do resultado do concurso, a jovem ofendidas nas redes sociais por sua altura e até pelo sotaque, considerado sofrível por uma internauta. As mensagens racistas foram apagadas, mas a investigação continua movida pelo promotor Edimac Trigueiro. Ao comentar o caso, Melissa disse ter muito orgulho do Estado. “O Brasil é um país com tanta diversidade de povos e culturas. Cada região tem a sua peculiaridade, seja no clima, na cultura, no sotaque, na beleza, seja no que for. E nós precisamos saber conviver com todas elas e respeitá-las”, avaliou.

Condenação pioneira

Em maio de 2012, a OAB-CE entrou com uma representação contra a estudante de direito Mayara Penteado Petruso por ter postado mensagens preconceituosas e incitado a violência contra nordestinos em sua página na Internet, após a vitória de Dilma Rousseff no segundo turno das eleições de 2010. Em seu Twitter, a universitária postou seguinte mensagem: “Nordestino (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”.

Mayara Petruso foi condenada a um ano, cinco meses e 15 dias de reclusão pela Justiça Federal de São Paulo, mas a pena foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa e indenização de R$ 500. A decisão é de 1ª instância e cabe recurso. Mayara trabalhava em um escritório de advocacia, mas perdeu o emprego depois do caso.

Fonte: G1

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu4 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias5 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias5 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia6 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias6 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo6 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu7 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil7 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.