Ceará
MPCE desarticula esquema entre advogados e funcionários públicos para facilitar decisões em prol de criminosos

Operação Rábula ocorreu em Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.
Operação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) cumpre 25 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisões preventivas e sete de prisões temporárias na manhã desta sexta-feira, 2. Os alvos são advogados e servidores públicos suspeitos de montarem esquema que facilitava decisões em prol de pessoas presas.
As investigações foram realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em parceria com a Coordenadoria da Inteligência (COIN), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os alvos estão nos município de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.
Conforme apuração do Gaeco, o grupo atuava às Instituições de Administração da Justiça e Delegacias locais. Por meio do pagamento de propina, pedidos realizados pelos advogados eram acatados pelos funcionários públicos. Isso viabilizava a distribuição de processos para juízos previamente escolhidos, transferências de presos para unidades prisionais específicas, designações de datas próximas para a realização de audiência de custódia, confecções de cartas de emprego e certidões públicas falsas, bem como influência em decisões judiciais.
Assaltos a bancos
As investigações ainda revelaram a atuação de outra quadrilha especializa em furtos a bancos por meio de arrombamentos de caixas eletrônicos bancários. Os advogados eram a ligação entre os dois esquemas criminosos. Os mandados judiciais foram deferidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Fortaleza e estão sendo cumpridos com o apoio do Núcleo de Investigação Criminal do MPCE (NUINC), do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil do Estado do Ceará (DTO), da Polícia Militar do Estado do Ceará e da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Administração Penitenciária (COINT).
Fonte: O Povo
-
Iguatu6 dias atrás
Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu
-
Noticias6 dias atrás
Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil
-
Noticias7 dias atrás
Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro
-
Noticias6 dias atrás
Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza
-
Noticias6 dias atrás
Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos
-
Iguatu5 dias atrás
Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual
-
Noticias2 dias atrás
Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio
-
Noticias2 dias atrás
Jovem de 21 anos morre afogada durante passeio com amigos na zona rural de Quixeramobim