Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Mundo

Mistério: radares encontram novo monumento de pedras perto de Stonehenge

Publicado

on

 

O Stonehenge — localizado na Inglaterra — é um dos grandes mistérios da humanidade. Afinal de contas, quem teria levado aquelas imensas pedras até o local em que elas estão? Mais do que isso: por quê? As respostas para isso ainda estão muito longe de serem conhecidas — se é que algum dia serão —, mas agora cientistas podem ter encontrado novas dicas para tentar solucionar o caso histórico.

Pouco mais de três quilômetros para o nordeste de onde está o Stonehenge, cientistas descobriram outra disposição rochosa milenar. Isso aconteceu em um local chamado de Durrington Walls, que é composto basicamente por inclinações com vegetais e algumas poucas árvores de divesas estaturas e espécies. Mas abaixo do nível que pode ser visto está algo bem interessante.

Utilizando uma “tecnologia de prospecção e sensibilidade remota geofísica não-invasiva” — radares de inspeção geofísica, simplificando —, os cientistas puderam localizar uma grande quantidade de pedras. Nada foi escavado até o momento, mas já se sabe que são cerca de 90 rochas a pelo menos um metro de profundidade. Cerca de 30 delas passam dos 4,5 metros de altura e permanecem intactas.

No vídeo que você pode ver no topo da notícia está uma simulação de como poderia ser a instalação original. O que ainda não se sabe é se serão feitas escavações em busca de respostas ou se as hipóteses de ligação entre o novo local e Stonehenge ficarão apenas no campo teórico.


Fonte: TECMUNDO

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu20 horas atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias1 dia atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias1 dia atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias1 dia atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu2 dias atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias3 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias3 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias3 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento3 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias3 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias4 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias4 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo4 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo4 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes4 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu4 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias4 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu6 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA