Regional
Ministério da Saúde vai levantar dados sobre principais causas de acidentes de trabalho
Entre 2010 e 2015, o Ministério da Saúde registrou mais de 439 mil acidentes de trabalho grave. Desse total, 276 mil aconteceram por exposição a material biológico e 30 mil por exposição a substâncias químicas relacionadas ao trabalho. Por isso, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, lançada nesta terça-feira (11), pretende destacar a importância do conhecimento e análise dos dados relacionados a acidentes de trabalho para que seja possível descobrir as principais causas, a relação com o tipo de ocupação e os grupos de trabalhadores mais vulneráveis, permitindo assim a adoção de medidas de prevenção mais eficazes. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explica que o ministério vai fortalecer a vigilância e aprimorar os dados nacionais sobre o tema.
“É um assunto que interessa muito ao país, impõe um custo alto à saúde, em especial a Previdência porque muitos desses trabalhadores depois seguem inabilitados. E para que nós possamos ampliar a avaliação clara, eu pedi que no nosso conjunto mínimo de dados, uma ficha única que é preenchida quando qualquer cidadão procura o serviço de saúde, nós tenhamos lá a atividade laboral da pessoa registrada nessa ficha. Porque justamente nós queremos poder ter a capacidade de relacionar os atendimentos de saúde com a atividade laboral”.
O objetivo da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é que a informação seja especificada em todas as fichas de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) Assim, a análise de cada caso será mais efetiva, contribuindo para as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador. A previsão é que a portaria seja publicada ainda no primeiro semestre deste ano. A campanha é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e o da Saúde, e o tema deste ano é “Acidentes de Trabalho – Conhecer para Prevenir”.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense

