Conecte-se conosco

Ceará

Ministério da Saúde certifica mais uma sala de amamentação no Ceará

Publicado

on

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, da rede pública do Governo do Estado, recebe nesta quinta-feira (28), às 10h, a certificação do Ministério da Saúde pela implantação da Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. Com a nova sala, o Ceará passa a contar com 12 Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta, em organizações públicas e privadas da estrutura de saúde do Estado. A placa é uma comenda de reconhecimento da Sala de Apoio do Hospital José Martiniano como local que promove, protege e apoia o aleitamento das funcionárias nutrizes. Estarão presentes representantes do Ministério da Saúde e dos bancos de leite do Estado, além dos profissionais do hospital e de outras unidades de saúde.

Valéria Nascimento, 37, trabalha há 11 anos nos serviços gerais do Hospital José Martiniano. Amamentando sua segunda filha, Maria Vivian, que tem 11 meses de vida, Valéria recebeu apoio e assistência da equipe profissional do posto de coleta de leite humano do hospital, que agora passa a ser também a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. “Voltei ao trabalho depois de quatro meses de licença. Quando os seios ficavam cheios, doíam e as enfermeiras me ensinavam como dar massagens e fazer o desmame. Eu ia duas vezes ao dia, antes e depois do almoço. A equipe sempre me atendeu bem, me deu orientações. É muito importante ter um espaço como esse no ambiente de trabalho”, diz.

Em grande parte, a amamentação depende do apoio e orientações adequadas à mulher e assim, facilitar a prática do aleitamento materno. As mães que trabalham e que amamentam nos primeiros seis meses têm direito, por lei, a duas pausas, de meia hora cada uma, para amamentar, ou a sair 1 hora mais cedo do trabalho, além da licença maternidade de 120 dias. A Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta é um espaço adequado para fazer o desmame durante o expediente de trabalho e o acondicionamento e preservação do leite coletado para continuar a alimentação do filho com leite materno.

Karine Aragão, enfermeira do posto de coleta, explica que a Sala de Apoio atenderá gestantes e mães que retornam da licença maternidade, um incentivo para que as funcionárias deem continuidade à amamentação e até mesmo, contribuam com doações aos bancos de leite do Estado. “Essa mãe poderá ser acompanhada de perto, ser acolhida e ficar mais tranquila para garantir a alimentação da criança com leite materno”, fala.

Apoio à amamentação

A primeira organização do Ceará, entre públicas e privadas, a assegurar um espaço de apoio à amamentação às funcionárias nutrizes foi o Hospital Infantil Albert Sabin, da rede pública estadual, em dezembro de 2012. O exemplo foi seguido pelo Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e pela Maternidade Escola Assis Chateaubriand. Em 2015, o Ministério da Saúde fez a certificação da Secretaria da Saúde e de mais 10 hospitais do Ceará pela implantação de Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta – Hospital Geral Dr. César Cals, Hospital Geral Waldemar Alcântara, Hospital Regional Unimed, Hospital São Camilo, Hosptial Regional Norte, em Sobral, Hospital Polo Jesus Maria José, de Quixadá, Hospital e Maternidade Fernando Raimundo de Sousa, de Horizonte, Hospital Municipal Dr. Amadeu Sá, do Eusébio, Hospital Polo São Vicente de Paula, de Barbalha, e Hospital Polo São Lucas, em Juazeiro do Norte.

As salas de apoio à amamentação são espaços dentro do local de trabalho em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao filho. Esse leite é mantido em um freezer a uma temperatura controlada até o fim do dia, com uma etiqueta identificando o nome da mãe, a data e a hora da coleta. No fim do expediente, a mulher pode levar seu leite para casa para que seja oferecido ao seu filho na sua ausência, e também se desejar doá-lo para um Banco de Leite Humano. É uma estratégia do Ministério da Saúde que consiste em criar nas empresas públicas e privadas uma cultura de respeito e apoio à amamentação como forma de promover a saúde da mulher trabalhadora e do bebê.

Para a instalação de sala de apoio à amamentação em empresas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta o o dimensionamento de 1,5m² por cadeira de coleta e instalação de um ponto de água fria e lavatório, para atender aos requisitos de cuidados de higiene das mãos e dos seios na coleta. Além do espaço necessário para a coleta do leite, a sala deve conter freezer com termômetro para monitoramento diário da temperatura.

É importante que o ambiente destinado à sala de apoio à amamentação seja favorável ao reflexo da descida do leite, fundamental para uma boa ordenha. São facilitadores deste reflexo: ambiente tranquilo e confortável, que permita a adequada acomodação da nutriz, sem interrupções e interferências externas e, de preferência, que dê privacidade à mulher. Para atender a estas qualidades, o ambiente deve ser mobiliado com poltronas individualizadas que promovam melhor acolhimento e privacidade, podendo ser separadas por divisórias ou cortinas. Devem ser disponibilizados pelo serviço, ou pelas próprias trabalhadoras, frascos para a coleta e o armazenamento do leite e recipientes térmicos para o seu transporte.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos11 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias13 horas atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo13 horas atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos13 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias13 horas atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos18 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias2 dias atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias2 dias atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará2 dias atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

Mundo2 dias atrás

Donald Trump anuncia tarifa de 10% sobre todos os produtos brasileiros

Ceará2 dias atrás

Mulheres representam a maioria da população, no estado do Ceará

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025

Noticias3 dias atrás

Espetáculo Gólgota, encenado pelo Grupo Populart, celebra 32 anos em 2025

Noticias3 dias atrás

Mês de março de 2025 apresentou chuvas dentro da média histórica no Ceará

Noticias3 dias atrás

Criminosos incendeiam caixão durante velório no Ceará, carbonizando o corpo

Noticias3 dias atrás

Estudante universitário tem perna amputada após ser atingido por motorista embriagado em Juazeiro do Norte

Ceará4 dias atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará4 dias atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias4 dias atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades4 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias5 dias atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia5 dias atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará5 dias atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias5 dias atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu1 semana atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.