Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Artigo

Meio Ambiente em Iguatu: Destruição e descaso na terra da água boa. Por Jan Messias

Publicado

on

A questão ambiental não é das que rende mais votos. Em cidade do interior ela é ainda menos lembrada, ficando mais para discursos de alunos e professores do que de políticos.
Se em campanhas esse assunto é pouco lembrado, fora delas é quase que totalmente esquecido. Em nossa cidade a pouca atenção ao meio ambiente é praticamente cultural, vindo de muito tempo e sendo continuada.
Os problemas e riscos ambientais são muitos para uma cidade construída sobre uma planície ainda em formação. A água boa, referência da cidade, é o ponto central da devastação.

Ruas com problemas de drenagem que afetam a vida dos moradores.

Ruas com problemas de drenagem que afetam a vida dos moradores.

Diante desse cenário, o poder público segue praticamente inerte, deixando o tema da preservação em segundo plano e fora dos seus projetos maiores, com uma secretaria de meio ambiente que mais cumpre as burocracias do que promove a preservação ambiental.
O tão falado projeto “Iguatu Cidade do Futuro”, na questão ambiental, se preocupou mais com paisagismo do que com preservação verdadeira e até agora o que temos disso são obras inacabadas em áreas que deveriam estar sendo preservadas.
Com isso a cidade vivencia a poluição dos cursos de água urbanos pelo esgoto e dos cursos de água rurais pelos defensivos agrícolas, além de outros problemas.
Infelizmente, em se tratado do meio ambiente, o poder público de Iguatu só parece se importar na hora de assinar as autorizações e cumprir as burocracias para que a destruição aconteça disfarçada de progresso.
Lagoas de Iguatu: um patrimônio esquecido e pouco a pouco aterrado

As lagoas são uma prova da resistência do meio ambiente, com seu ecossistema frágil resistindo aos avanços desordenados da cidade. Foto jan Messias

As lagoas são uma prova da resistência do meio ambiente, com seu ecossistema frágil resistindo aos avanços desordenados da cidade. Foto jan Messias

A civilização Asteca foi uma civilização pré-colombiana que entre seus grandes feitos, construiu uma cidade dentro de um lago.
Tenochtitlán, considerada capital do Império Asteca, ficava no local onde hoje é a Cidade do México e foi erguida a partir de uma ilha principal e com ilhas artificiais próximas. A harmonia com o ecossistema ao próximo encontrado pelo povo Asteca nem de perto lembra o que vivenciamos em Iguatu.

Foto aérea antiga de Iguatu mostra o a extensão de lagoas centrais da cidade, hoje completamente soterradas.

Foto aérea antiga de Iguatu mostra o a extensão de lagoas centrais da cidade, hoje completamente soterradas.

Nossa cidade nasceu em uma região cercada por água, com muitas lagoas e braços de rio espalhados pela planície do Jaguaribe. Com o crescimento urbano as lagoas e braços de rio menores foram sendo soterrados ou drenados.
O crescimento urbano acentuado vivenciado na última década fez aflorar também acelerar a destruição dos ecossistemas lacustres em nossa cidade, com a autorização de loteamentos e construções em áreas vulneráveis, próximas a lagoas que, quando em época chuvosa, faziam parte da lagoa original.
A partir das permissões iniciais para construção, pouco a pouco se vai matando as lagoas da cidade, com destaque para a Lagoa da Bastiana e Lagoa do Julião.

O Rio Jaguaribe: uma artéria escondida por muros e agredida por lixo

Foto histórica do rio Jaguabibe em cheia. O tempo passou e as agressões ao rio aumentaram.

Foto histórica do rio Jaguabibe em cheia. O tempo passou e as agressões ao rio aumentaram.

Um visitante mais desavisado pode não saber que Iguatu é cortada pelo maior rio do estado. O Rio Jaguaribe, o Rio da Onça, além das agressões ambientais que sofre em seu curso, em Iguatu, é escondido por muros e agredido pelo lixo.
Galerias de águas pluviais contaminadas com ligações de esgoto clandestinas, carradas de lixo jogadas diretamente no leito do rio e uso abusivo de agrotóxicos são os principais pontos que ameaçam Rio da Onça.
Os muros que impedem o acesso ao rio, criados décadas atrás com a absurda justificativa de diminuir a criminalidade, tornam o rio ainda mais esquecido e abandonado.
O poder público não se importa e o que restou ao rio foi a insistente. perseverante e corajosa campanha promovida pelo projeto Cidadania é Ação, conduzido por Cícero Correia Lima, o Neto Braga, que movimenta vários setores da sociedade em defesa do Jaguaribe em Iguatu.

Lixão: um persistente cartão posta às avessas

O lixão alcança a cidade com sua fumaça tóxica e contamina o solo com seus resíduos. Foto Jan Messias

O lixão alcança a cidade com sua fumaça tóxica e contamina o solo com seus resíduos. Foto Jan Messias

Chega a ser cansativo falar do lixão de Iguatu, localizado nas margens da CE-282 e praticamente com o lixo avançando sobre a rodovia. A fumaça produzida pela queima do lixo chega à cidade e embora afete mais diretamente a vida das comunidades mais próximas, mesmo em bairros centrais é sentida.
Mesmo tendo atingido sua capacidade máxima anos atrás, continua sendo utilizado, contaminando solos, águas e ar e ferindo a visão de quem chega à cidade.
A solução para esse problema existe, mas acabou virando caso de polícia. O aterro sanitário da cidade ficou pronto com recursos federais, mas acabou nunca entrando em atividade por suspeitas de irregularidades e desvios de recursos. Além do processo por desvios de recursos, envolvendo o ex-prefeito Agenor Neto e secretários, o Aterro encontra-se fora de atividade por ter sido construído em área de lagoa e assim voltamos ao primeiro tópico do texto.

Cuidado com o meio ambiente: uma necessidade mais que urgente

A urbanização sem o devido planejamento acarreta problemas para a população de Iguatu.

A urbanização sem o devido planejamento acarreta problemas para a população de Iguatu.

Diante do exposto, podemos ver que o meio ambiente em Iguatu é deixado de lado em termos de preservação, sem iniciativas significativas de educação, cuidado e recuperação dos ecossistemas presentes em nossa cidade. A necessidade de cuidado se torna mais urgente quando avaliamos os impactos desse descaso para o futuro, que são muitos.
As construções em área de lagoa hoje são as áreas alagadas no futuro, trazendo transtornos e prejuízos.
A contaminação dos nossos solos, águas e ar com agrotóxicos e fumaça do lixão já são sentidos e representam mais problemas e gastos na área da saúde em um futuro nem tão distante.

Foto no lixão de Iguatu, com os catadores tendo que lidar diretamente com a fumaça tóxica.

Foto no lixão de Iguatu, com os catadores tendo que lidar diretamente com a fumaça tóxica.

Os problemas são muitos e diversificados, alcançado a cidade e a sociedade como um todo, sendo uns mais prejudicados que outros.
Se o problema é de todos, a solução também deve ser construída e executada pela sociedade como um todo, porém, é do poder público que deve partir a ação principal e a vontade de mudar a realidade perigosa para nosso meio ambiente.
Infelizmente, novamente reafirmo, em se tratado do meio ambiente, o poder público de Iguatu só parece se importar na hora de assinar as autorizações e cumprir as burocracias para que a destruição aconteça disfarçada de progresso.

*Jan Messias é iguatuense, professor e coordenador da Rádio MaisFM Educativa de Iguatu.
Para acompanhar as publicações CLIQUE AQUI

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará7 horas atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará7 horas atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará8 horas atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias1 dia atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias1 dia atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu1 dia atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias5 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias5 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias5 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu6 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias7 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias7 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias7 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos7 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.