Iguatu
Março termina com chuvas 50% abaixo da média esperada em Iguatu
Historicamente o mês de março é conhecido por ser o mais chuvoso no Ceará, mesmo nos anos de seca. Este ano, as precipitações do período ficaram abaixo da média esperada em 40%, e em Iguatu não foi diferente ficando na sede do município 50% a menos da média dos últimos anos para o terceiro mês de 2018.
Davi Ferran, meteorologista da FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, assegurou que os dois primeiros meses da quadra invernosa ainda não asseguram o que foi previsto para o período pela fundação. “As previsões de precipitações são para um acumulado de três meses da quadra invernosa. Temos que esperar abril se encerrar para avaliarmos se o que foi captado caiu no que foi previsto”, explicou.
O meteorologista adiantou o quanto ficou abaixo pela média em porcentagem e milímetros observados, nos postos da FUNCEME na cidade. Na sede de Iguatu, (-50,8 % / 109mm) Quixoá, (-54,9 % / 120mm), Barro Alto, (-25,8 % / 184 mm) José de Alencar (-36,9 % / 140mm) e Baú (-42,2 % / 127mm).
Neste ano, os dias mais chuvosos de março ocorreram no início e fim do mês; entre os dias 4 e 22, as chuvas foram poucas, com média de menos de cinco milímetros no Ceará. O baixo volume de chuvas também influenciou no aporte dos 155 açudes observados pela Companhia de gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), que tem 26 reservatórios secos, 33 no volume morto, e apenas nove estão sangrando.
Davi ressaltou as garantias probabilísticas que as chuvas possam ser significativas quanto a recargas dos reservatórios. “Na previsão demos como 20% de chance de ser abaixo da média, 35% dentro da média e 45% de chance para que as chuvas superem a média histórica, temos que aguardar o semestre pra ver onde se enquadra ou não no perfil mais provável”
A FUNCEME não realiza previsão mensal, mas o meteorologista afirmou que há possibilidade das chuvas do mês de Abril repetir em intensidade o que ocorreu março. “Probidade existe. Mas temos a previsão de eventos de chuva mais intensos para esse início mês do que foi em março”, adiantou
Até o momento, fevereiro foi o mês com maior registro de precipitação do ano, com 184 milímetros observados. A expectativa era de 118.6 mm, e ficou 55% acima da média estimada. A cidade de Iguatu acompanhou o estado, tento também o mês de fevereiro como o seu melhor com 82% a mais da média histórica.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

