Iguatu
MAIS DEBATES: Presidente da Câmara fala da criação da Zona Franca do Semi-Árido e Conselheiro participa da 15ª CNS
O programa deste sábado contou com a presença do Conselheiro Neto Braga que falou da sua participação na 15ª Conferência Nacional de Saúde que será realizada em Brasília no inicio de dezembro. Ele representa o município juntamente com 120 delegados do estado, quando apresentará suas posições deliberadas nas participações durante os debates no Conselho Estadual de Saúde. Na bagagem a defesa e participação da sociedade pela melhor qualidade de vida da região , onde citou ações voltadas para o rio Jaguaribe onde tem um importante projeto nesse sentido.
Zona Franca do semiárido
O presidente da câmara Municipal de Iguatu Rubenildo Cadeira, durante entrevista ao Programa “Mais Debates “deste sábado, destacou a importância da proposta para a criação da Zona Franca do Semi-Árido através da PEC 19/2011 e que já foi alvo de debates na casa. Mesmo com as dificuldades e com a crise que enfrentamos, o vereador mostrou-se otimista diante deste projeto que vai colocar o município diante dos avanços que o desenvolvimento sustentável exige. Segundo ele, um dos maiores objetivos da Zona Franca do Semi-Árido, é a interiorização do desenvolvimento, considerando que o projeto prevê a instalação de pólos industriais em cidades com localização estratégica, em áreas distantes das capitais, devendo as mesmas expandirem os investimentos para todos os pequenos Municípios.
Ele lamentou que o assunto já foi discutido durante sessão na Cãmara , e que não teve a receptividade por parte da oposição onde perdemos oportunidade para avançar , tecendo criticas à forma politica ultrapassada que vem dominando o nosso município. E citou : “Não podemos abrir mão deste projeto que pode viabilizar o surgimento de 50 indústrias favorecendo também a nossa região e espera contar com a presença da sociedade organizada durante a realização do Seminário que está sendo preparado para o dia 5 de dezembro na Câmara Municipal.
” Ressaltou ainda a vinda do presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana,ao destacar a importância do apoio que o projeto já tem no Congresso Nacional, tendo aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Segundo Leonardo, com a inclusão e Iguatu no projeto, o raio de expansão da zona franca será de 150 quilômetros, para beneficiar mais de 130 cidades, com oferta de mais de 10 mil novos empregos.
O convite será estendido aos políticos votados em Iguatu com representação na esfera estadual e federal. Mesmo com a crise , este é o momento importante para fortalecer a nossa região com um projeto real e palpável e que depende muito da participação da sociedade . “Vamos lutar no que for do nosso alcance para que a zona franca do semiárido seja efetivada. Concluiu.
Por Silvani Soares