Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Mais de 500 programas federais não receberam nada do orçamento previsto

Publicado

on

Entidades brasileiras denunciam na Suíça retrocessos sociais e políticos no Brasil.

Faltam três meses para o fim de 2018, e 508 programas do governo federal não receberam nenhum centavo do Orçamento previsto para o ano. Cerca de 20% deles estão sem repasses desde que Michel Temer (MDB) assumiu a Presidência da República.

A construção de hospitais, compra de medicamentos para doenças raras e a preservação do patrimônio histórico e natural são algumas das ações prejudicadas, segundo levantamento do jornal Folha de S. Paulo. O governo alega que o problema fiscal – ou seja, falta de caixa – impede o custeio dos programas.

Diante desse cenário, cinco entidades da sociedade civil vão denunciar nesta sexta-feira (14) os retrocessos sociais e políticos no Brasil durante a 39ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, na Suíça.

Em evento paralelo à Sessão, as organizações Terra de Direitos, Plataforma Dhesca Brasil, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Justiça Global e Fian Brasil pretendem divulgar à comunidade internacional a plataforma “Direitos Valem Mais, Não aos Cortes Sociais”, que pede a revogação da Emenda Constitucional 95 e a reversão da política de cortes em despesas.

Coordenador da Terra de Direitos, Darci Frigo afirma que está cada vez mais clara a incapacidade das medidas de austeridade como forma de resolver o problema fiscal.

“Várias instituições internacionais conservadoras, como o FMI [Fundo Monetário Internacional], já falam que medidas de austeridade não resolvem o problema do crescimento econômico, do desemprego, e não ataca as questões fiscais. A campanha propõe justamente revogar todas medidas de austeridade, e o Estado passar a investir nas políticas sociais”, ressalta.

Um dos documentos que serve às organizações como diagnóstico dessa situação é o livro “Austeridade e Retrocesso”. Esther Dweck, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma das organizadoras da obra, analisa que a austeridade falhou na Europa e vem falhando no Brasil. Ou seja, é uma “opção política travestida de discurso técnico”, que aprofunda a crise que diz combater.

“É um círculo vicioso, porque se corta gastos e resultado só piora. No Brasil, nós estávamos em um processo de desacelaração econômica. Você retira o estímulo fundamental, que são os investimentos públicos. Na verdade, se cortou renda do setor privado. Consequentemente, essas empresas deixam de ter lucro, de contratar, de pagar impostos”, afirma.

Dweck destaca o caráter ambíguo das propostas de austeridade no Brasil, já que alguns setores não são sacrificados como outros. “O problema maior é uma certa seletividade. Pros mais pobres, a austeridade ataca áreas que transferem renda. Por outro lado, a gente vê coisas como abatimento de dívidas de empresas, concedendo aumento para o Judiciário”, diz.

Em 2018, as mais de 500 ações do governo federal que ficaram sem recursos tinham originalmente R$ 9 bilhões previstos para sua execução.

Fonte: Brasil de Fato

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias3 horas atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias3 horas atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos3 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu3 horas atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias4 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias4 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias4 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu5 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias5 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias5 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias6 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias6 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias6 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos6 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia6 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias6 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo6 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.