Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Policial

Mais de 100 detentos fogem de presídio de segurança máxima em João Pessoa

Publicado

on

Pelo menos 105 presos fugiram da Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves Abrantes, o PB1, na madrugada desta segunda-feira (10) em João Pessoa, segundo nota divulgada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Até as 11h05, 41 detentos foram recapturados, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Segundo a Polícia Militar, as principais divisas com Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará foram fechadas.

Um tenente da Polícia Militar foi baleado na rodovia estadual PB-008 e teve morte cerebral confirmada, segundo a Seds. Erivaldo Moneta, de 36 anos, estava em um posto policial que teria sido alvo de vários tiros após a fuga de mais de 100 detentos.

O presídio tem capacidade para 660 presos e atualmente tinha cerca de 680 detentos, conforme o secretário Sérgio Fonseca. De acordo com o sistema Geopresídios, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a unidade prisional tinha 681 presos em 644 vagas. Segundo a Seap, “a quantidade de agentes no local era suficiente para fornecer a guarda do PB1, foi uma ação pontual”.

O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, Euller Chaves, afirmou que “todas as forças de segurança estão buscando caçar esses elementos. A PM está de prontidão nas ruas, vamos dar proteção adequada à população. Vamos buscar efetivamente resgatar naturalmente a sensação de insegurança (após a fuga em massa)”.

O secretário de segurança Cláudio Lima disse que “as escolas estaduais estão funcionando. Mas nós não temos poder de mando sobre as municipais. Podemos dizer que a polícia vai estar nas ruas. Não teve nenhum grande problema”.

Como foi o ataque e resgate de presos no PB1
A ação começou com pessoas atirando de dentro da mata próximo ao presídio de segurança máxima. Os criminosos atiraram nas guaritas que estavam ocupadas pelos policiais militares para confundir os policiais e se inicia uma troca de tiros. Pessoas que moram perto da cadeia começaram a ouvir disparos e uma explosão pouco depois da meia-noite.

De acordo com informações da PM, cerca de 20 homens chegaram em quatro carros e dispararam várias vezes contra as guaritas, o alojamento e o portão principal. Havia grande quantidade de armamento, inclusive fuzis ponto 50, que perfura a parede. Por causa da munição utilizada pelos criminosos, os agentes penitenciários tiveram que se abrigar.

Nesse momento os criminosos conseguem se aproximar e usar os explosivos no portão da frente e da lateral do PB1. Eles tiveram acesso à unidade prisional e com um alicate conseguiram arrombar os cadeados para libertar Romário Gomes Silveira, alvo do resgate e acusado de explosões a bancos e carros-forte. Após ele ser resgatado, os demais presos também pegam os alicates para abrir as celas.

O secretário de administração penitenciária disse que foi observado o circuito de câmeras do presídio e, quando os criminosos entram no PB1, invadem o pavilhão e vão diretamente na cela de Romário. Quando ele sai, recebe um fuzil e comanda a ação de fuga.

Policial militar baleado
Fuga de presos em penitenciária de segurança máxima em João Pessoa aconteceu na madrugada desta segunda-feira (10) (Foto: Juliane Monteiro/G1) Fuga de presos em penitenciária de segurança máxima em João Pessoa aconteceu na madrugada desta segunda-feira (10) (Foto: Juliane Monteiro/G1)
Fuga de presos em penitenciária de segurança máxima em João Pessoa aconteceu na madrugada desta segunda-feira (10) (Foto: Juliane Monteiro/G1)
Quem são os alvos do resgate
A Polícia Civil investiga o caso e as primeiras informações apontam que o objetivo do ataque ao presídio PB1 era resgatar quatro homens que foram presos no mês de agosto em Lucena, na região metropolitana de João Pessoa, após um ataque a um carro-forte.

Romário Gomes Silveira era o alvo principal do resgate no PB1. Ele, Antônio Arsênio e Ivanilson Pereira de Macedo também fugiram. Livaci Muniz da Silva ficou na penitenciária e não foi resgatado. “Ele [Romário] participou de uma ação recente, a explosão do carro-forte, e já utilizava esse tipo de armamento”, disse o secretário Sérgio Fonseca.

Nenhum deles foi recapturado. Eles são acusados de integrar uma quadrilha que atua em todo o país na explosão de caixas eletrônicos e carros-fortes.

De acordo com o prefeito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foram canceladas as aulas do Centro de Informática (CI) e do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), localizados no campus do bairro de Mangabeira, em João Pessoa. As atividades do Núcleo de Processamento de Alimentos (NUPPA) e do Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão (LIEPE), na mesma unidade, também foram suspensas.

O prefeito explicou que a decisão da suspensão aconteceu para reforçar a segurança na universidade, já que o campus fica localizado em uma área de mata.

Mais de 100 presos conseguem fugir de presídio em João Pessoa (PB)

Serviços públicos suspensos
Algumas escolas municipais e Unidades de Saúde da Família (USF) estarão fechadas nesta segunda-feira, por precaução e, segundo a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), “para garantir a segurança de usuários e dos profissionais de saúde”. As atividades devem ser retomadas a partir da terça-feira (11).

Os locais públicos que estão abertos, como USFs, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centro Administrativo Municipal estão com a segurança reforçada pela Guarda Municipal.

Serviços interrompidos nesta segunda-feira:

Escola Municipal Afonso Pereira – Rua da Sucupira – Cidade Verde II
Creche Maestro Pedro Santo – Rua da Sucupira – Cidade Verde II
Creche Márcia Suênia – Rua Martinho Faustino da Costa – Cidade Verde II
USF Cidade Verde Integrada – Rua Leopoldo Pereira de Lima, – Mangabeira VII
USF Nova Aliança Integrada – Rua Neli Pessoa de Melo, – Mangabeira
USF Quatro Estações Integrada – Rua Jurema Teotonio da Silva – Mangabeira
USF Rosa de Fátima Integrada – Rua Oscar Lopes Machado, – Paratibe
USF Verdes Mares Integrada – Rua Eustaquio da Fonseca, – Mngabeira VIII
USF Paratibe II – Rua Maria Doraci Moreira, – Paratibe
Detentos estão sendo recapturadas desde a madrugada desta segunda-feira (10) (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco) Detentos estão sendo recapturadas desde a madrugada desta segunda-feira (10) (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Detentos estão sendo recapturadas desde a madrugada desta segunda-feira (10) (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Tentativa de fuga e rebeliões no PB1
A Penitenciária de Segurança Máxima Romeu Gonçalves de Abrantes, o PB1, foi inaugurada em julho de 2008. Em maio de 2012, pelo menos 150 detentos do PB1 foram transferidos para presídios de João Pessoa após uma rebelião que durou 18 horas.

Os detentos atearam fogo em objetos e um dos presos morreu com um tiro na cabeça. A suspeita é que a rebelião tenha se iniciado por uma briga entre duas facções criminosas.

Já no dia 1º de janeiro de 2014, três presidiários do PB1 foram detidos quando tentavam fugir da unidade com auxílio de escadas. Após a captura, um tumulto foi iniciado dentro do presídio, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (Seap).

Na confusão, duas salas do presídio foram queimadas pelos apenados. O fogo só foi controlado depois que os presos foram levados pela Polícia Militar para outras partes do presídio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as duas salas queimadas eram usadas para realização de trabalhos manuais dos apenados como parte do processo de ressocialização.

Fonte: G1

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos10 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias11 horas atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias11 horas atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos11 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu12 horas atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias4 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias4 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias4 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu5 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias5 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias5 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias6 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias6 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias6 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos6 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia6 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias6 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo6 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.