Noticias
Fortaleza implanta barreiras “Zebras” no Benfica para reforçar segurança de ciclistas e isolar ciclovias
Fortaleza é a primeira cidade do Brasil a implementar um novo tipo de proteção para ciclistas em áreas urbanas: as chamadas “Zebras”. Os dispositivos estão sendo instalados em caráter experimental na Avenida da Universidade, no bairro Benfica, ao longo de um trecho de 1,5 quilômetro entre as avenidas Eduardo Girão e Domingos Olímpio. A ação visa fortalecer a segurança dos ciclistas no trânsito.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e o programa internacional Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI). As “Zebras” funcionam como barreiras físicas, feitas com material resistente, faixas refletivas e design arredondado, pensado para evitar acidentes. Esses elementos ajudam a aumentar a visibilidade e reforçar o espaço exclusivo das bicicletas nas vias.
Usuários já notaram a mudança. A diarista Elisângela Sales, que pedala do Bom Jardim até a Aldeota, comentou sobre a novidade: “Quando vi essas ‘tartarugas’ grandes, chamou minha atenção. Espero que ajude.” A AMC afirma que o objetivo é reduzir a presença indevida de carros e motos nas ciclovias e promover mais segurança e conforto a quem utiliza a bicicleta como meio de transporte diário.
-
Brasil7 dias atrásPESQUISAS – Ciro ainda lidera, mas Elmano encurta a distância em ritmo acelerado”.
-
Brasil7 dias atrásMoraes acusa Mendonça de abuso de autoridade, improbidade e crime de responsabilidade e pede providências a Fachin
-
Curiosidades6 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Brasil6 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Brasil7 dias atrásBrasil terá Japão e Singapura como adversários em amistosos de novembro
-
Ceará6 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil6 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Colunas7 dias atrásColuna: DIREITO E CIDADANIA: ELEIÇOES “MELADAS”
