Futebol

Luverdense vence, faz história e elimina o Fortaleza na Copa do Brasil

[caption id="attachment_4699" align="alignleft" width="600"]Luverdense não se intimidou e venceu tradicional rival (Foto: Assessoria/Luverdense Esporte Clube)Luverdense não se intimidou e venceu tradicional rival (Foto: Assessoria/Luverdense Esporte Clube)[/caption]Verdão do Norte alcança oitavas de final da competição e entra na história do futebol mato-grossense como a primeira equipe a chegar tão longe

Published

on

Luverdense não se intimidou e venceu tradicional rival (Foto: Assessoria/Luverdense Esporte Clube)

Verdão do Norte alcança oitavas de final da competição e entra na história do futebol mato-grossense como a primeira equipe a chegar tão longe

A noite de 18 de julho de 2013 vai ficar para sempre na memória dos quase 60 mil habitantes de Lucas do Rio Verde. Mais do que isso, vai ficar marcada para todos os mato-grossenses como uma noite histórica, pois viram uma equipe estadual chegar, pela primeira vez, nas oitavas de final da Copa do Brasil. A vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza, garantiu a vaga para o Luverdense no momento mais importante de sua curta história.

Com apenas nove anos de idade contra os 95 do tradicional Fortaleza, os jogadores do time da casa entraram no estádio Passo das Emas, sabendo da possível marca. Sabiam que deixariam seus nomes marcados na galeria de vencedores do clube. E deixaram o campo em festa, em êxtase, pelo feito conquistado. Chegar até as oitavas parecia improvável, após a eliminação na semifinal do Campeonato Mato-grossense. Estar nas oitavas é um sonho realizado.

O empate em 0 a 0 no jogo de ida, disputado no estádio Presidente Vargas, deixou o Luverdense em boas condições para avançar. A partida começou e o time se portou bem, abriu o placar, sofreu o empate, mas conseguiu aproveitar as chances criadas. O Fortaleza sentiu a pressão no início do jogo, porém soube responder a altura e teve a chance da vitória. Em alguns momentos do jogo, teve o controle das açoes. Mas a noite era do Luverdense. Era da histórica noite do futebol mato-grossense.

Agora, o Luverdense aguarda o sorteio da CBF para conhecer o próximo adversário da Copa do Brasil. Antes disso, volta a campo pela Série C, quarta-feira, contra o Sampaio Corrêa, no Maranhão, para se manter no G-4 do grupo A. O Fortaleza também volta suas atenções para a Terceira Divisão. E, não terá nem tempo de lamentar. Vice-líder no mesmo grupo do adversário desta noite, o Tricolor do Pici vai até Brasília, enfrentar o Brasiliense, domingo, pela quinta rodada.

Primeiro tempo eletrizante

As equipes entraram em campo com novidades. Se o Luverdense não teve a sua zaga titular, o Fortaleza estreou o lateral-direito Carlinhos. Empurrados pela cinco mil pessoas que esgotaram os ingressos, o time da casa partiu pra cima desde o início. Pressionou, teve a posse de bola, criou e marcou.

Logo aos oito minutos, o oportunista Tozin aproveitou bate e rebate na área e empurrou para as redes. A blitz inicial deu certo, mas parou por aí. A abertura no placar, acordou o Tricolo do Pici, que assistia a partida até então. Depois de levar a bola na rede, o time do treinador Hélio dos Anjos criou ao menos três chances claras de empatar. Primeiro em chute cruzado de Ruan, depois com Carlinhos, depois com Ruan novamente em chute forte da entrada da área.

Se a tática do Luverdense funcionou no início, foi a vez do Fortaleza responder. Sem contar, um contra-ataque dos mato-grossense, em que Washigton quase marcou, foram os cearenses quem estiveram mais perto de marcar. A insistência deu resultado e com 39 minutos jogados, Guaru se aproveitou da bobeira de Raul Prata e igualou o marcador. Ruan bateu cruzado, Gabriel Leite espalmou e o lateral-direito do Luverdense tentou proteger em vão. Guaru foi mais rápido e correu para o abraço.

O estádio Passo das Emas ficou em silêncio, ao ver o sonho da classificação em risco. Mas, como em um sonho daqueles que tudo ocorrem bem, o Luverdense desempatou logo em seguida. Washington, aos 42 minutos, cobrou falta na área, na medida, para Gilson cabecear com a ajuda de todos os luverdenses, como são conhecidos os moradores da pequena Lucas do Rio Verde. Bola na rede, festa nas arquibancadas.

Segundo tempo morno

Ainda no final da primeira etapa, o Fortaleza precisou mexer com a entrada de Guilherme no lugar de Marinho Donizete. Pelos lados do Luverdense, Júnior Rocha mandou a campo Misael na vaga de Edinho.

Os jogadores foram para o intervalo e não voltaram com o mesmo ímpeto. Até os 15 minutos, somente o Fortaleza assustou em cabeçada de Charles, que Gabriel Leite saltou. Os treinadores foram mexendo. No Luverdense entrou Ney Mineiro no lugar de Tozin. Já no Fortaleza, Jaclson Caucaia deu lugar a Joilson.

Com 23, o lance mais polêmico da partida. Esley caiu na área, mas o árbitro Guilherme Ceretta mandou seguir. Samuel, aos 36 minutos, quase ampliou para 3 a 1, mas viu a bola parar na trave.

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile