Brasil
Luto por suicídio: Como lidar?

Lidar com a perda de alguém querido nunca é fácil, e quando um familiar ou amigo falece de forma inesperada, diversos sentimentos podem tornar o luto ainda mais complicado. No caso de morte por suicídio, é comum que esse processo seja marcado por culpa, e que os enlutados não encontrem abertura social para falar sobre a dor que sentem. Para que o luto seja elaborado de forma saudável, é essencial compartilhar os sentimentos. Falar, chorar e repetir a história quantas vezes for necessário.
Se você está se sentindo triste, tem pensamentos suicidas, intenções de ferir o próprio corpo, se sente sem esperança e pessimista na maior parte do tempo, ou conhece alguém que passa por essas situações, isso pode estar ligado a um problema de saúde mental. Há inúmeros tratamentos na rede pública ou privada capazes de oferecer ajuda. Exemplos de locais que podem ser procurados incluem o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende 24h pelo telefone 188 e sem custo de ligação ou via chat no cvv.org.br; o Movimento de Saúde Mental, no WhatsApp (85) 9 8106-7178; e o Hospital de Saúde Mental de Messejana, em Fortaleza, que dispõe de emergência 24 horas.
Nesse contexto, grupos de apoio podem ser um lugar para que sobreviventes do suicídio se expressem e aprendam, a partir de outros relatos, como outros enlutados ultrapassaram o primeiro ano ou as datas comemorativas. “Muitas vezes, aquele modelo pode não caber para você, mas é uma luz. No grupo, há aquela coisa de segurar a mão do outro quando a pessoa está em um dia mais sofrido”, afirma a psicóloga.
Nos grupos de apoio oferecidos pelo Instituto, Lucinaura atua tanto como psicóloga quanto como mãe enlutada. A organização foi fundada em 2013, cinco anos após o suicídio de Bia, como uma maneira de a família lidar com seu próprio luto e ajudar outras pessoas em situações semelhantes. Isso também representou uma mudança completa de vida para Lucinaura. Formada inicialmente em Geologia, ela passou a estudar Psicologia, especializou-se em prevenção e posvenção do suicídio e fez pós-graduação em Tanatologia.
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos19 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Iguatu7 dias atrás
Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público
-
Iguatu5 dias atrás
MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu