Brasil

Lula e Aniele Franco celebram a consciência negra e anunciam ações pela igualdade racial

Published

on

O presidente Lula homenageou a ministra da Igualdade Racial, Aniele Franco, no Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20). Ele destacou a trajetória de luta e resistência da ministra, que nasceu na favela e se tornou uma das principais lideranças do movimento negro no país.

Aniele Franco ressaltou que o Brasil é um país construído e marcado pela população negra, que representa 56% dos brasileiros. Ela afirmou que reconhecer e contar a história do povo negro é fundamental para a promoção da igualdade racial. Ela também defendeu que enfrentar o racismo é combater as raízes das desigualdades e da exclusão social.

O governo federal tem implementado diversas ações para garantir os direitos das pessoas negras, como a titulação de terras, a reserva de vagas na administração pública, a redução da letalidade da juventude negra e a criação de grupos interministeriais. Essas medidas fazem parte do primeiro pacote pela igualdade racial, lançado em março deste ano.

Em setembro, na Assembleia Geral da ONU, o presidente Lula anunciou a adoção voluntária de um 18º objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) para alcançar a igualdade racial na sociedade brasileira. A Agenda 2030 da ONU possui 17 ODS, e o presidente disse que, sem a inclusão do tema racial, a agenda pode se tornar o maior fracasso da entidade.

EM ALTA

Sair da versão mobile