Mundo

Kilauea, o vulcão sagrado do Havaí, entra em erupção novamente

Published

on

O vulcão Kilauea, no Havaí, voltou a entrar em erupção no domingo (10), lançando lava na cratera Halemaʻumaʻu, no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. O vulcão é o mais jovem e ativo da ilha e já teve várias erupções desde 2020, sendo a última em junho deste ano.

A nova erupção foi acompanhada de forte atividade sísmica e elevação do cume do vulcão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS). O nível de alerta do vulcão foi aumentado e os moradores e visitantes devem ficar atentos aos riscos de gás vulcânico e partículas de pedra vulcânica que podem causar irritação na pele e nos olhos.

O Kilauea tem um histórico de erupções destrutivas, como a de 2018, que destruiu centenas de casas e provocou a evacuação de bairros inteiros. Desde então, o vulcão tem passado por mudanças constantes, alternando períodos de calma, agitação e erupção.

Para os nativos havaianos, as erupções têm um significado espiritual e o cume do Kilauea é sagrado, sendo o lar de Pele, uma divindade havaiana. O Parque Nacional dos Vulcões do Havaí pediu que as pessoas abordem o lugar com reverência e respeito.

EM ALTA

Sair da versão mobile