Regional
Juventude em Ação: mais três municípios são contemplados

Ciranda da prevenção chegará a escolas de ensino médio da rede estadual, beneficiando 16 mil estudantes
Mais três municípios cearenses estão sendo contemplados na segunda fase de implementação do programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA). À lista de 13 localidades inicialmente beneficiadas foram acrescidos Horizonte, Aquiraz e Redenção, totalizando 16 municípios favorecidos. A iniciativa preventiva desenvolvida pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) atende a estudantes do ensino médio da rede pública estadual e alcança, também, as famílias dos alunos, docentes e lideranças comunitárias, proporcionando uma ciranda de prevenção.
A lista completa de municípios beneficiados é a seguinte: Viçosa do Ceará, Massapé, Beberibe, Eusébio, Crato, Icó, Jaguaribe, Cedro, Várzea Alegre, Itapipoca, Maranguape, Acopiara e Fortaleza (bairros Vicente Pinzón e Bom Jardim, áreas do Ceará Pacífico), Horizonte, Aquiraz e Redenção. As atividades já foram iniciadas em 28 escolas de ensino médio sob a coordenação da equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) / JA da SPD. Cerca de 16 mil estudantes serão favorecidos.
A ação preventiva está dividida em sete etapas e inclui mobilização, divisão de equipe de alunos, aplicação do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’, declaração de conhecimentos, passeata de lançamento do programa nas cidades, construção do regulamento geral/realização de gincana artístico-cultural com múltiplas modalidades e foco na prevenção às drogas.
A programação do JA em cada município também envolve multiplicação de informações preventivas sobre drogas para a comunidade em geral, Dia ‘D’ de prevenção para as famílias, vivência reflexiva pautada nas habilidades para a vida, oficinas de mobilização social, ações voluntárias, apresentação de atividades artístico-culturais da gincana e solenidade de encerramento, ocasião em que ocorrerá a entrega de troféus e prêmios às equipes de destaque em cada escola.
O JA proporciona, entre outros benefícios, a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes, o favorecimento do protagonismo juvenil nas comunidades, a conscientização sobre direitos e deveres na direção de ações proativas e cidadãs e a socialização de conhecimentos sobre drogas e seus efeitos para a saúde física, mental e social. O ponto de partida é a aplicação do jogo interativo ‘Na Trilha da Prevenção’, que estimula a discussão de mitos e verdades sobre a temática das drogas. Os conhecimentos sobre entorpecentes são absorvidos de forma reflexiva, crítica e solidária. Os jovens deixam de ser meros receptores de informações para se tornar protagonistas na prevenção às drogas.
A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, enfatiza que o estado do Ceará é pioneiro no Brasil na aplicação de um programa de prevenção voltado, exclusivamente, para estudantes do ensino médio, favorecendo o protagonismo juvenil no âmbito da prevenção ao uso de entorpecentes. Ele destaca que a expectativa é de estender a ação preventiva, paulatinamente, para todos os 184 municípios cearenses.
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025
-
Iguatu4 dias atrás
Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação
-
Noticias5 dias atrás
Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados
-
Noticias5 dias atrás
Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE
-
Mundo6 dias atrás
Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano
-
Noticias6 dias atrás
Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)
-
Ceará6 dias atrás
60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico