Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

FAJI

Jovens desenvolvem habilidades em curso de canto coral e violão desenvolvido pela FAJI

Publicado

on

Toda semana, o Núcleo de Atividades da Fundação de Apoio ao Jovem de Iguatu (FAJI) é envolvido por uma sincronia de sons. As melodias vencem as barreiras das paredes e ganham as ruas, dando um ritmo especial ao bairro Cocobó. É nesse compasso que a fundação realizou ao longo do segundo semestre oficinas de violão e canto coral.

Durante os encontros de duas horas, crianças e adultos são introduzidos aos conhecimentos teóricos e práticos do universo musical do instrumento musical violão. Conforme a professora, cantora e parceira do projeto Cidênia Brito o resultado do trabalho é visível.“Provamos que mesmo sem o dom; trabalhando as técnicas e a dedicação, superamos pequenas barreias. A parceira na oferta de oportunidades como essas de tirar os jovens da ociosidade é uma prova viva”, disse.

O curso já está na metade de sua duração de oito meses. A fundação oferta os instrumentos e o espaço para realização das atividades. Além de formar novos instrumentistas através das oficinas, o curso gratuito possibilita a formação a reflexão do jovem por meio de busca de inovações pedagógicas para o ensino coletivo de violão e formação de grupos instrumentais, em um processo articulado entre ensino e pesquisa.

Os participantes das oficinas descobriram um mundo novo através do violão. Esse foi o caso de Yanne Silva 13 anos. A adolescente relata que as aulas a ajudaram a vencer a timidez e ver o mundo com outros olhos. “Eu sempre fui apaixonada por música e quis aprender a tocar violão. Minha mãe escutando a rádio soube que esta havendo a abertura de inscrições e logo garantiu minha vaga. Já aprendi muita coisa; sei a escala maior todinha no violão”, disse.

O que era apenas para ocupar o horário vago no tempo em que não está na escola, virou um hobby. A estudante Henrique Kauany Mendonça confessa que tocar violão é mais complexo do que imaginava, mas está orgulhosa do seu crescimento também nas aulas de canto coral. “Sempre gostei muito de canto. Minha mãe fez a inscrição. Eu já apreendi, a desenvoltura a respirar cada vez melhor e as técnicas para classificar minha voz é assim desenvolver”, disse.

Melhora na coordenação motora, concentração e a socialização dos 20 alunos é nítida e faz com que a FAJI já pense em seguir com a formação de novas turmas para 2019. É o que afirma Fátima Sobreira presidenta da fundação. “Esse curso está trazendo muita alegria para a gente. Era um projeto já sonhado, queríamos uma oportunidade de trabalhar a música com a juventude. Vamos terminar apenas em abril de 2019 é uma turma bastante empolgada, animada e que está participando com muita fidelidade do curso”, resumiu.

Um calendário de apresentações na cidade está sendo preparado para os alunos que irão demonstrar em público o que já absorveram nas aulas teóricas e práticas.

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias3 horas atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias3 horas atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu4 horas atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Ceará15 horas atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará15 horas atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará15 horas atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias2 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias2 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu5 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias5 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias5 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias5 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando5 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu6 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias6 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias6 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias6 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas6 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias1 semana atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias1 semana atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.