Mundo

Japão faz pouso lunar histórico de robô “sniper” explorador

Published

on

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) alcançou um feito histórico ao realizar um pouso lunar bem-sucedido nesta sexta-feira (19). A operação de aterrissagem do explorador robótico Smart Lander for Investigating Moon (SLIM) foi concluída com êxito após uma manobra que se estendeu por aproximadamente 20 minutos, sendo transmitida ao vivo pela internet.

Com esse pouso, o Japão tornou-se o terceiro país, no século atual, a posicionar uma sonda na Lua. Na história da exploração lunar, é o quinto país a realizar tal conquista. Segundo a JAXA, o SLIM, com o sucesso do pouso, pode se tornar um projeto eficaz capaz de aterrissar não apenas em pequenas áreas de interesse na Lua, mas também em outros corpos celestes, como Marte.

A operação contou com a utilização de um explorador robótico conhecido como “Moon Sniper”, equipado com uma nova tecnologia de precisão para realizar um pouso “pontual”. O local escolhido para a aterrissagem foi uma planície lunar chamada Mar do Néctar, ao sul do Mar da Tranquilidade, onde a Apollo 11 pousou em 1969.

Enquanto missões lunares anteriores visaram áreas extensas que se estendem por vários quilômetros, o módulo de aterrissagem SLIM tem como alvo um local de aterrissagem que se estende por apenas 100 metros.

Este acontecimento ocorre em meio a uma nova corrida espacial, com destaque para a Índia, que se tornou o quarto país a realizar uma aterrissagem controlada na Lua, seguindo os Estados Unidos, a antiga União Soviética e a China. Além disso, a recente missão lunar Peregrine da Astrobotic Technology, o primeiro módulo lunar dos EUA em cinco décadas, teve um desfecho abrupto devido a um vazamento crítico de combustível, impedindo um pouso seguro na Lua.

A motivação por trás dessa corrida espacial lunar inclui o interesse em acessar a água presa como gelo em regiões permanentemente sombreadas no polo sul lunar, podendo ser utilizada para consumo humano ou como combustível nas futuras explorações espaciais. Essa região, rica em crateras e rochas, apresenta desafios significativos devido aos locais estreitos de pouso.

Ouça nossos Podcasts!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – PRINCIPAIS ASSUNTOS E DÚVIDAS NO DIREITO DE FAMÍLIA

EM ALTA

Sair da versão mobile