Iguatu

Intensa movimentação nas dependências do Cartório Eleitoral de Iguatu

Published

on

Nesta quarta-feira, 08/05, uma intensa movimentação de pessoas – já esperada a cada ano de eleição, foi identificada nas dependências do Fórum Eleitoral Dr. Meton Veira, em Iguatu/CE, tratava-se do prazo final para regularização dos títulos eleitorais. Apesar dos esforços da Justiça Eleitoral em disseminar as informações com relação ao calendário oficial, é uma constante que os cidadãos procurem a 13ª Zona Eleitoral no último dia, gerando transtornos para os pretensos eleitores e/ou equipe do TRE.

No sábado e domingo últimos, a equipe local realizou atendimento presencial de 8 às 17h – na tentativa de garantir o atendimento daqueles que trabalham durante os dias da semana. No entanto, isso não foi suficiente para evitar a presença de jovens, adultos e idosos nas horas finais do prazo.

Um destaque positivo foi a presença de quase 60 alunos, entre 16 e 18 anos, que estavam tirando o título pela primeira vez, através de incentivo do projeto Eleitor do Futuro, da Escola Profissionalizante Lucas Emanuel, de Iguatu. Os futuros eleitores se mostravam animados por fazer parte desse processo democrático a garantir um direito importante, mesmo não sendo uma obrigatoriedade.

Os eleitores têm a oportunidade de regularizar o título de eleitor ou emitir a 1ª via do documento. Esse prazo é válido para quase todo o Brasil, com uma única exceção: o Rio Grande do Sul, que terá mais 15 dias para concluir o processo devido ao cenário causado pelas enchentes.

Se o cidadão não regularizar a situação eleitoral, ficará impedido de votar nas eleições municipais de 2024 e terá alguns direitos básicos vetados, como a emissão de documentos. Além disso, essa data também marca o prazo final para a realização da transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado para um endereço que pertença a outra zona eleitoral.

Após o término desse prazo, os serviços relacionados ao título de eleitor ficarão indisponíveis, e qualquer alteração no cadastro eleitoral só poderá ser feita após a votação.

 

Ouça nosso Podcast!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – DIVISÃO DE BENS NO DIVÓRCIO

EM ALTA

Sair da versão mobile