Economia

INSS Digital reduz tempo de atendimento a um dia

Published

on

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inaugurou, ontem, uma nova era em seu atendimento no Ceará. Através da implantação do Projeto INSS Digital, o órgão pretende reduzir drasticamente o tempo de espera para resolução de concessão de benefícios à população. A previsão, conforme a gerência executiva de Fortaleza, é concluir em apenas um único dia os atendimentos que, hoje, duram meses entre o primeiro contato e a liberação do recurso.

O novo sistema de atendimento oferece ao beneficiário a possibilidade de dar entrada no pedido através da internet (https://meu.inss.gov.br/central/index.html), sem precisar ir à agência. “A principal vantagem para o segurado, em si, é a desburocratização. Ele dá entrada para obter o seu benefício através da sua entidade de classe, onde ele não vai ter que pegar fila”, ressaltou o gerente executivo do INSS Fortaleza, Francismar Lucena.

Ele elencou ainda outras vantagens, também, para o órgão, que poderá economizar tempo dos servidores e dinheiro de materiais. “Posteriormente, teremos o escoamento dos agendamentos, tirar os que estão aguardando contato para mais de 30 dias. E, consequentemente, haverá a economia de material para o INSS. Estimamos em cerca de 70% de economia de material. O INSS estava atrasado em sua tecnologia. Já temos a Junta de Recursos, a Justiça Estadual e a Justiça Federal, todas digitalizadas. Então, o INSS vem fazendo a implantação e acredito no sucesso”, afirmou.

O Ceará entrou no cronograma do governo federal após as experiências bem-sucedidas da implantação do sistema online nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Paraíba e no Distrito Federal. Desta forma, segundo explicou Lucena, há a possibilidade de, por exemplo, um pedido iniciado em alguma das unidades federativas, ser resolvido aqui e vice-versa.

Polo 
“Estamos inaugurando nosso Polo Central, uma agência, que centraliza as demandas das demais agências. O digital tem essa vantagem de poder trazer até processo de outros estados, dependendo da demanda que houver. Se Recife, por exemplo, estiver com muita demanda, pode trazer para cá”, disse Francismar Lucena. “Se tem uma demanda em São Paulo, pode enviar. Como daqui, pode ir para outro Estado. Se não estivermos dando conta, podemos colocar para alguma agência em outro Estado ajudar a fazer a concessão do benefício”, acrescentou.

O sistema foi iniciado, em formato de teste, na última semana. Nos primeiros sete dias, foram 184 requerimentos, dos quais 75% foram analisados e, mais da metade, concluídos. “Já concedemos mais de mil processos em uma semana, que estavam agendados para fevereiro. Vamos tirar a demanda já existente, agendada, e aí vamos focar. Hoje, Mossoró consegue com 15 dias ter resultado (dos pedidos). Queremos trabalhar nisso”, disse.

Conforme Lucena, o objetivo com a implantação do novo método é agilizar os atendimentos a tal de ponto de conseguir avaliar os pedidos em apenas um dia. “A nossa meta é, com a chegada do projeto, dar resolutividade no mesmo dia. É nosso sonho. Acho que daqui seis meses estaremos zerando isso”, projetou o gerente executivo.

Das 37 agências de Fortaleza, por hora, apenas quatro (Damas, Aldeota, Fortaleza Sul e Fortaleza Centro-Oeste), respondem por 1/3 do sistema do Ceará, e atendem 68 municípios do Estado, migrarão de imediato o atendimento para o formato digital. As demais irão, gradativamente, até meados de março, na previsão de Lucena.

No interior, o gerente executivo de Sobral informou que migraram as agências de Sobral e Coreaú, enquanto a gerente executiva de Juazeiro do Norte, Lucrécia Callou, ressaltou que daquela região migram as unidades de atendimento de Juazeiro, Crato, Barbalha e Iguatu.

Público 
A aposentada Maria de Fátima da Silva Nascimento, possui a procuração para resolver as questões da tia no INSS. Ontem, ela chegou cedo à unidade do Centro de Fortaleza para atualizar o cadastro. Por volta do meio-dia, ainda não havia sido atendida. Informada sobre a novidade do sistema informatizado, ela comemorou. “Tudo aqui demora, só vejo o pessoal reclamado. O meu caso não é agendado, mas até quem agendou está esperando. Se esse atendimento mudar, resolvendo em um dia como está dizendo, é bom. Pelo menos, a pessoa não precisa ficar assim, esperando tanto tempo”, disse.

Já Maria do Carmo dos Anjos da Silva, 23, é mãe de três filhos, sendo um com deficiência. Ela deu entrada para obter o benefício em prol da criança em outubro, mas ainda ontem não havia conseguido o resultado. “Vim de Itaitinga, faltam só uns documentos para entregar e poder marcar com a assistente social. Tenho três filhos pequenos. Ficar tanto tempo aqui é ruim. Mas se o atendimento mudar (para resolver os problemas em apenas um dia), com certeza ficará melhor para todos”, avaliou ela.

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile