Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Saúde

Informativo: Saiba como evitar a Chikungunya

Publicado

on

Nos últimos anos, a febre chikungunya vem se tornando preocupação de saúde pública mundial de forma crescente. A doença, que é causada pelo vírus chikungunya e transmitida por meio da picada de mosquitos infectados, apresenta dores articulares extremas como característica definidora. Apesar de a infecção perdurar por um período de dois a doze dias, as dores nas articulações podem permanecer por vários meses. Felizmente, podemos evitar a doença tomando certas medidas preventivas.

1- Controlando a população de mosquitos 

Saiba que a febre chikungunya é transmitida por meio de picadas de mosquito. O vírus causador da doença é do gênero Alphavirus, e é transmitido por picadas de mosquitos infectados, mais comumente o Aedes aegypti.

– Além da febre chikungunya, o mosquito Aedes aegypti pode transmitir outras doenças, como dengue e febre amarela.

– O Aedes aegypti é facilmente identificado pelas manchas brancas singulares em suas pernas, corpo e cabeça. Originário da África, atualmente pode ser encontrado em regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo.

– O mosquito é atraído por algumas substâncias químicas liberadas pelo corpo, como amônia, ácido lácteo, dióxido de carbono e octenol.

Familiarize-se com o comportamento do mosquito. O mosquito Aedes aegypti é conhecido por ser mais ativo durante as primeiras e as últimas horas do dia (trata-se de um inseto de hábitos diurnos).

– Contudo, estes mosquitos podem picar em qualquer hora do dia e em qualquer época do ano. Além disso, eles preferem permanecer em áreas internas, escuras e com sombra.

– O local mais comum de reprodução do Aedes aegypti é água estagnada. Inclui-se nessa definição a água encontrada em vasos, pneus descartados, baldes, barris descobertos, garrafas e outros recipientes descobertos.

– O mosquito sobrevive por até um mês. Entretanto, seus ovos são resistentes ao calor e ao frio, e os insetos podem, portanto, retornar depois do verão e do inverno.

Elimine o local de reprodução dos mosquitos. Uma das melhores maneiras de se proteger do vírus chikungunya é acabar com o maior número de mosquitos e ovos que estejam em seu local de reprodução.

– O lugar mais comum de reprodução do mosquito é água parada. Portanto, o primeiro passo é não deixar água estagnada em qualquer recipiente descoberto em sua casa.

– A seguir, procure por qualquer reservatório de água que possa servir como local de reprodução para os mosquitos, como pneus descartados, vasos, latas, garrafas, calhas, tambores e assim por diante.

Promova limpeza geral em casa e na comunidade. A fêmea do Aedes aegypti é atraída pelo odor de bactérias presentes em água estagnada. Desse modo, quando você limpa os arredores da casa, haverá menos água parada e, consequentemente, menor número de mosquitos.

– A limpeza é a chave para destruir os criadouros do mosquito. Assim, limpe o sistema de drenagem da casa. Lembre-se também de que rios, canais ou riachos estagnados também são propícios para a reprodução do mosquito.

– Quando um riacho ou rio estiver cheio de plantas ou lixo ao ponto de ser impossível o escoamento da água, realize uma ação conjunta com a comunidade para a implantação de um programa de limpeza que possibilite que a água flua novamente.

Use armadilhas para mosquitos. As armadilhas criam um ambiente artificial favorável para a reprodução dos mosquitos. A seguir, uma vez que eles tiverem depositado os seus ovos, estes podem ser destruídos manualmente ou substâncias químicas especiais podem ser adicionadas à armadilha para matar as larvas.

– A ovitramp, ou armadilha de oviposição, é a armadilha mais comum para a captura do Aedes aegypti. Originalmente, era utilizada para estudar as populações de mosquitos, contudo, mais tarde descobriu-se que era possível acrescentar substâncias químicas ao dispositivo para matar ovos e larvas. As armadilhas extintoras são usadas com eficácia contra chikungunya, febre amarela, dengue e o vírus do Nilo Ocidental.

– A armadilha luminosa é outro bom dispositivo para controle de mosquitos. A luz UV, azul ou violeta é usada para atrair os mosquitos que, uma vez dentro da armadilha, são eletrocutados ou ficam presos a uma placa adesiva.

2- Prevenindo picadas de mosquitos

Use roupas longas protetoras. Você pode se proteger das picadas de mosquito usando roupas que cubram o corpo, como calças compridas e camisetas de mangas longas. Verifique também se o material é espesso o suficiente para evitar que os mosquitos penetrem na roupa.

– Caso o tempo esteja úmido, escolha roupas folgadas que permitam o sangue circular pelo corpo. Além disso, existirá um espaço entre as roupas e sua pele, dificultando que o mosquito chegue até você.

– Mosquitos também são atraídos pelo calor do corpo, portanto é uma boa ideia optar por roupas de cor clara, que não absorvem muito calor e permitem que o corpo permaneça resfriado.


Use repelente nas roupas. Pode-se lavar as roupas e deixá-las de molho por 10 minutos em Permetrina, repelente de uso comum. A seguir, deixe-as secar à sombra. Quando forem usadas, vão repelir os mosquitos e diminuir as chances de ocorrência de picadas.

– Como alternativa, pode-se borrifar repelente nas roupas.

Use telas mosquiteiro, principalmente para dormir. Colocar telas mosquiteiro ao redor da cama evitará picadas enquanto você dorme.

– Para mais proteção, use telas mosquiteiro que tenham sido quimicamente tratadas com repelente para insetos.

– Considere também a colocação de telas nas janelas e portas, o que evitará que os mosquitos entrem através de qualquer espaço aberto.

Use loções e sprays repelentes. O repelente deve conter pelo menos de 30% a 50% de DEET (N,N-dimetil-meta-toluamida). Entretanto, uma porcentagem maior pode causar irritação na pele.

– Caso você esteja aplicando filtro solar e repelente ao mesmo tempo, aplique o filtro solar antes e o repelente depois. Caso contrário, o último não será eficaz.

– A fim de não causar irritação na pele, repelentes que contenham “picaridina” devem apresentar até 15% da substância em sua composição.

Mude-se para um local onde os mosquitos não sejam comuns. Caso esteja procurando um método extremo, mas eficaz, de se proteger da febre chikungunya, considere a possibilidade de mudança para uma região onde os mosquitos não sejam comuns.

– Caso esteja procurando por um novo lar, opte por uma área onde grandes corpos de água parada, como pântanos, lagoas e florestas, não sejam comuns.

– Entretanto, mudar-se pode ser oneroso, e não é uma uma solução prática para a maioria das pessoas.

Mate os mosquitos. Fique atento à presença de mosquitos. Se possível, em vez de esperar que o mosquito pouse em você, é melhor capturar e matar o inseto enquanto ele estiver voando.

-O mosquito pode picá-lo antes de morrer se tiver a oportunidade de pousar em sua pele. Isso aumenta a chance de infecção pela febre chikungunya.

– A melhor maneira de matar um mosquito é com a raquete elétrica, pois o objeto aumenta exponencialmente as chances de matá-lo quando ele estiver em repouso.

3- Reconhecendo os sintomas da chikungunya

Procure por inchaço, vermelhidão e dor nas articulações. Pessoas infectadas com chikungunya sentem dor extrema nas articulações, principalmente em membros inferiores como tornozelo, joelho e quadril, e em membros superiores como cotovelo, ombro e pulso. Dor nas costas ocorre raramente com a doença.

– A dor nas articulações é geralmente descrita como de natureza latejante, e é acompanhada de vermelhidão e inchaço. As articulações tornam-se muito sensíveis ao toque e o paciente sente dificuldade em movimentá-las.

– Às vezes, o paciente pode não ser capaz de movimentar as articulações devido à dor extrema, ficando incapaz de andar, se levantar, correr, escrever, dirigir, pegar objetos, e assim por diante.

Esteja atento a sintomas secundários. Além da dor nas articulações, sintomas secundários da febre chikungunya incluem náusea, vômito, conjuntivite, e fotofobia (hipersensibilidade à luz). Em certas ocasiões, o paladar também é afetado.

Entenda a progressão dos sintomas. Em seus estágios iniciais, os sintomas da febre chikungunya são:

– Febre baixa ou temperatura corporal elevada, indisposição, redução do apetite, sendo que vômito também pode ocorrer.

– Após o período de cinco a sete dias, a dor nas articulações começa, geralmente na parte da manhã, com leve dificuldade de movimentos, e o paciente pode se sentir incapaz de sair da cama. Com o avançar do dia, a dor diminui.

– Para maiores informações sobre como reconhecer os sintomas da febre chikungunya, leia este artigo.

4- Diagnosticando a febre chikungunya

Faça um teste ELISA. Caso haja suspeita de infecção por chikungunya, o sangue do paciente será submetido ao teste ELISA, usado para detectar a existência de anticorpos no organismo, indicando ou não a presença da doença.

Faça um teste sorológico. O soro sanguíneo também será testado para verificação da presença de RNA viral. Entretanto, deve-se esperar de 5 a 8 dias após a infecção para que a condição possa ser identificada.

Use os critérios da OMS para confirmar o diagnóstico. A Organização Mundial de Saúde estabeleceu alguns critérios para confirmar o diagnóstico da febre chikungunya. Estes incluem:

– Existência de febre acima de 38,5°C (101,3°F), e ocorrência de dores articulares e musculares extremas sem quaisquer outras condições médicas ou ortopédicas.

– A pessoa visitou a área epidêmica 15 dias antes da infecção.

– Presença de testes laboratoriais positivos, como os descritos acima.


5- Amenizando os sintomas da febre chikungunya

Entenda que não existe tratamento específico para a febre chikungunya. O vírus é autolimitante, o que significa o problema se resolve sozinho. Portanto, o tratamento é voltado para amenizar os sintomas, como as dores articulares e a febre, usando medicação e métodos de cuidados caseiros.

Use compressas quentes nas articulações rígidas. Coloque uma compressa quente sobre a articulação dolorida e espere por 30 minutos. Repita o processo três vezes ao dia.

– O calor da compressa aumenta o fluxo sanguíneo na articulação afetada, o que ajuda a reduzir a inflamação, a rigidez e a tensão muscular.

– O aumento do fluxo sanguíneo também ajuda a promover a cura, pois o sangue carrega nutrientes às articulações e remove toxinas e dejetos.

Massageie as articulações doloridas. Massagear as articulações (aplicando pressão forte) e usar um analgésico pode trazer bons resultados, amenizando rigidez e dor.

– Opte por cremes de massagem que contenham ingredientes como diclofenaco, óleo de linhaça, cânfora, etc, pois essas substâncias ajudam a aliviar a dor.

– A massagem é segura é pode ser usada várias vezes ao dia, ou quando necessário.


Use compressas frias. A fim de diminuir a inflamação e a dor, use uma bolsa térmica para aplicar compressas frias sobre a articulação afetada duas vezes ao dia, por pelo menos 20 minutos.

– Envolva a bolsa em toalha ou tecido, pois o contato direto da pele com a superfície fria pode machucar.


Tome analgésicos
. As dores articulares extremas podem ser um pouco aliviadas com anti-inflamatórios não esteroides, recomendados para pessoas infectadas pela doença. Estes medicamentos bloqueiam os sinais da dor a nível cerebral, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.

Dicas

– Existe um esforço contínuo para a criação de nova vacina contra a chikungunya. Estudos mostram que a vacina existente é eficaz por menos de um ano, além do fato de algumas pessoas relatarem a existência de sinais e sintomas associados à doença mesmo depois de vacinadas.

– A prevenção é sempre melhor do que a cura, e isso é certamente verdadeiro quando se trata de chikungunya. Siga os passos acima para diminuir as chances de ser infectado pela doença.

– Informe-se o máximo possível a respeito da febre chikungunya, pois isso o ajudará a lidar com a doença de maneira mais efetiva. Procure sempre orientação médica.

Fonte: WikiHow

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos15 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos15 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu16 horas atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias1 dia atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias1 dia atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias1 dia atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando1 dia atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu2 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias2 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias2 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias2 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas2 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias3 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias3 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias3 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos3 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades3 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia4 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias4 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo4 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu4 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu5 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil5 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.