Brasil

Inca prevê 704 mil casos novos de câncer por ano no Brasil até 2025

Published

on

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou a publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, que traz dados sobre os 21 tipos de câncer mais frequentes no país. Segundo o estudo, o Brasil deve registrar 704 mil casos novos de câncer ao ano no triênio 2023-2025, sendo que cerca de 70% deles devem ocorrer nas regiões Sul e Sudeste.

O câncer de pele não melanoma é o mais comum entre os brasileiros, representando 31,3% do total de casos. Em seguida, vêm os cânceres de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). Esses números variam de acordo com o sexo e a região do país, refletindo as diferenças de hábitos de vida e de acesso aos serviços de saúde.

Para os homens, o câncer de próstata é o mais incidente em todas as regiões, exceto pelo câncer de pele não melanoma. Nas regiões mais desenvolvidas, os tumores de cólon e reto são os mais frequentes depois da próstata, enquanto nas menos desenvolvidas, o câncer de estômago ocupa essa posição. Para as mulheres, o câncer de mama é o segundo mais incidente, depois do câncer de pele não melanoma. Nas regiões mais ricas, o câncer colorretal é o terceiro mais comum, mas nas mais pobres, o câncer do colo do útero é o que mais afeta as mulheres.

O Inca ressalta que a estimativa é uma ferramenta importante para o planejamento e a gestão na área oncológica, pois fornece informações para a definição de políticas públicas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. O Inca lembra que, nesta segunda-feira (27), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer.

EM ALTA

Sair da versão mobile