Iguatu
Iguatuenses dão último adeus a Elmo Moreno
Faleceu na última quarta-feira, 07, aos 92 anos de idade, João Elmo Moreno Cavalcante. Vítima de uma disfunção renal desde sexta-feira, 02, quando partiu numa Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) área o empresário e ex-político seguia internado com seu quadro clínico exigindo cuidados no Hospital São Mateus, pois também se recuperava de uma fratura do fêmur sofrida meses antes, mas acabou não resistindo.
Elmo deixa quatro filhos, esposa e sete netos. Como legado físico, inúmeros equipamentos de impacto social e econômico. Em vida deixou como marca um perfil de homem prático e de visão que acumulou larga experiência no segmento empresarial. A prova foi a empresa A. Moreno S.A, indústria de fabricação de implementos agrícolas que fundou em 1968, em Iguatu, junto com os irmãos, Raimundo Moreno e José Edesio Moreno.
Início
João Elmo Moreno Cavalcante, 92, nasceu em Iguatu, no distrito de Suassurana. Fez o curso primário na cidade e secundário na capital do Estado, ingressando depois na Faculdade de Ciências Econômicas, tendo abandonado o curso após o 4º ano. Em seguida figurou no quadro de empregados da Companhia Souza Cruz, ingressando depois no setor bancário, no cargo de funcionário do “Bank Of London, & South América Limited”, agência de Fortaleza permanecendo durante o período de 1947 a 1954, época em que foi aprovado em concurso público promovido pelo Banco do Brasil empresa que passou a se vincular até o ano de 1976.
Empresário bem sucedido intelectual dotado de grande visão comercial e administrativa, figurou no rol dos funcionários aposentados do Banco do Brasil tendo exercido na instituição Nacional diversos cargos de confiança, inclusive a gerência nas agências de Icó, Senador Pompeu e Iguatu.
Quando Prefeito
Prefeito Municipal eleito pela antiga legenda da ARENA, para o quadriênio 1977 a 1981, teve o seu mandato prorrogado por força da Lei eleitoral em vigor até 1983.Desenvolveu dinâmica e verdadeiramente revolucionária administração em Iguatu, conseguindo através de recursos junto ao governo do estado revestir com asfalto as nossas principais ruas,travessas e praças, mantendo em boas condições o sistema de tráfego das demais vias urbanas, dando também a indispensável assistência ao trânsito das estradas.
Melhoramentos
Foram frutos da sua Progressista administração, as seguintes grandes realizações: o edifício da Prefeitura Municipal de Iguatu, o Terminal Rodoviário Doutor Fernandes Távora, o Estádio “O Morenão”, a sede do Tiro de Guerra (TG) o edifício da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) hoje inteiramente desfigurado o Largo da Telha com saneamento e a colocação de luminárias modernas, a conclusão do quartel da Polícia Militar, abertura e melhoramentos de algumas passagens no perímetro urbano, além de diversos outros significativos empreendimentos úteis à população.
Conseguiu, ainda, com o Governo do Estado, melhorar as condições da estrada Iguatu/Acopiara, a construção da primeira pista na Avenida Perimetral, e o asfaltamento da estrada Iguatu Campos Sales, beneficiando os outros municípios da região. Foi um período administrativo altamente positivo para o desenvolvimento do município, servindo ainda hoje como exemplo aos administradores que lhes sucederam.
Terminando o mandato de prefeito Elmo Moreno concorreu e foi eleito Deputado Estadual, último cargo público em sua vida política. Até falecer o ex-prefeito levava a posição em meio ao empresariado da região centro-sul, atuando no seguimento de implementos agrícolas.
Despedida
Na quinta-feira, 08, o corpo de Elmo Moreno chegou ao município e saiu em cortejo fúnebre pelas principais ruas da cidade. A avenida Perimetral onde fica situada a Asa Branca Industria de Máquinas e Implementos Agrícolas foi o primeiro pondo de parada, seguindo as imediações do Terminal Rodoviário, Estádio ‘O Morenão’, assistência social e catedral de São José onde o corpo foi velado durante a madrugada.
O trajeto foi caracterizado por presença de familiares e amigos. Em todos os pontos que carregava sua marca, faixas da cor preta simbolizando o luto, assim como palmas e acenos marcaram a despedida do empresário. O caixão encoberto com a bandeira do Município de Iguatu seguiu em um carro aberto do Corpo de Bombeiros.
Na sexta-feira, 09, o sepultamento no Cemitério Senhora Santana atraiu grande público, que aproveitaram o feriado decretado pelo gestor municipal para dar o seu último adeus. A despedida passou pela Deocleciano bezerra onde fica situada sua empresa e o Banco do Brasil, no Largo da Telha. Um Helicóptero sobrevoou o início e fim do cortejo despejando pétalas de rosas.
Depoimentos
Registramos com muito pesar o falecimento. Nos solidarizarmos com familiares neste momento de angústia e dor. O senhor João Elmo Moreno Cavalcante deixa um legado de serviços prestados ao município, ao seu povo e por isso deve ser lembrado sempre. Que Deus na sua infinita bondade reserve um bom lugar para o nosso amigo Elmo Moreno.- Prefeito de Iguatu Ednaldo Lavor (PDT)
Perdemos nosso grande líder. Só temos a dizer o nosso muito obrigado pelo amor e dedicação à nossa terra, o povo Iguatuense terá uma gratidão eterna ao Sr. ELMO.Iguatu perde um filho ilustre, empresário, Prefeito, Deputado e cidadão honrado, que dedicou sua vida a fazer o bem a nossa cidade. Tive a oportunidade de dizer a ele que seriamos entrementes felizes se fizéssemos metade do que ele fez em quanto prefeito. É um exemplo – Vice prefeito Marcos Sobreira (PDT)
João Elmo, teve papel fundamental na idealização do sonho de se construir uma cidade forte e consolidada em todas as áreas. Diante desse acontecimento o poder legislativo também se reveste de luto pelo homem de pensamento empreendedor e ações inovadoras, que foi figura ímpar no desenvolvimento de nossa cidade em uma época que empreender era ainda um sonho de gestores. – Presidente da Câmara de Iguatu Mário Rodrigues (PDT)
Com profundo pesar lamentamos o falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito, João Elmo. Nascido e criado no povoado de Suassurana, aos quinze anos foi para Fortaleza trabalhar e estudar. João Elmo foi um grande homem de visão política e empresarial com larga experiência no segmento agropecuário. Deixa seu legado e contribuição ao município de Iguatu e ao Estado do Ceará. Perda irreparável e insubstituível para os seus colegas, amigos e familiares. Neste momento de tristeza, nos unimos em oração à sua família e expressamos nossas sinceras condolências. – Deputada Estadual Mirian Sobreira (PSB)
É com profundo pesar que recebemos mais essa triste notícia. Que Deus conforte os seus familiares e amigos. Manifesto o meu mais profundo sentimento pelo falecimento desse líder que deixa ao município de Iguatu um legado de trabalho, através dos serviços prestados à população desta cidade – Deputado Estadual Agenor Neto (PMDB)
Elmo muito contribuiu pelo desenvolvimento de nossa terra. Na época que prefeito foi teve importantes conquistas para cidade, em todas as esferas e pastas de um poder executivo. Elmo representa uma das administrações que ainda hoje servem de exemplo aos gestores atuais. Presto toda minha solidariedade à família Moreno. – Secretário Executivo de Recursos Hídricos, Aderilo Alcântara (PSD).
Tive muita afinidade com seu Elmo, desde da época que era um jovem estudante, e ele do banco do Brasil. Começamos uma vida política juntos. Sem dúvidas foi o melhor prefeito da nossa época. Iguatu deve muito a esse homem e hoje tá de luto com a perca dessa importante ícone pra nossa cidade.Marconi Matos primeiro prefeito de Quixelô
Eu estou feliz com a homenagem, isso me conforta saber que ele era muito querido. Vi muita gente aplaudindo. Um homem que queria o bem de todos, tanto que suas últimas palavras era um pedido a São Pedro por chuva. Como pai e marido não tinha falhas. Como político se orgulhava de ter trazido o primeiro núcleo universitário com a FECLI. Se pudesse agradeceria cada pessoa, cada gesto de carinho dado a nossa família com um abraço. – Lola Moreno esposa de Elmo Moreno
É com um pesar enorme. O eterno companheiro, Seu Elmo, foi um dos rotarianos que teve um grande significado dentro da instituição. Sempre um parceiro de todas as horas, fazendo a diferencia na vida das pessoas e da sociedade iguatuense. Temos um afeto e uma gratidão enorme, pelo crescimento que deu ao club. Mesmo se afastando dos quadros do Rotary por questão da idade, nunca deixou de contribuir para o sucessos das feiras agropecuárias da ExpoIguatu desenvolvendo o comércio local. – Vinicius Assunção Presidente do Rotary Club de Iguatu (2017/2018)
Existem pessoas passam pela história e os que fazem parte e acionam a história, Seu Elmo foi esse último. Grande político que dedicou sua vida a uma cidade seja como servidor de instituição financeira ou na vida pública. Passou nessa vida sem que seu nome mergulhasse em qualquer atividade ilícita. Iguatu hoje reverencia a esse homem, que não há uma pessoa que relate uma mágoa, dele. Ele sem dúvida conduziu uma cidade da maneira mais elegante. – Hildernando Bezerra, médico e ex-prefeito de Iguatu.
É com o coração bem triste, que lamento essa perca. Ele sem dúvida um dos valores importantes da história social, política, econômica e financeira do nosso município. Elmo acima de tudo era um colega de trabalho que fundou o sindicato dos bancários e a AABB, tenho na pessoa dele a saudade de um amigo sincero e um colega dinâmico. – Wilson Lima Verde, Historiador.
By Thiedo Henrique
Fotos: Jan Messias
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Ednaldo Lavor pode ter bens bloqueados e perder seu fusca? – Sim!
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Segunda sem salários e sem perpectiva!
-
Iguatu41 minutos atrás
Servidores em greve ocupam Ponte Demócrito Rocha
-
Iguatu1 dia atrás
Moradores da Chapadinha estão há 3 dias sem água
-
Iguatu4 dias atrás
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo em Iguatu
-
Iguatu4 dias atrás
Servidores em greve interditam ruas de Iguatu em ato de protesto
-
Iguatu4 dias atrás
Veículo é tomado de assalto em Iguatu
-
Iguatu5 dias atrás
Polícia prende suspeito com drogas e munições em Iguatu