Iguatu

Iguatu: Atleta de jiu-jítsu busca apoio para participar de competição internacional

Published

on

A “arte suave” ou jiu-jítsu ganha inúmeros adeptos pelo mundo, muito pela ascensão do MMA (Artes Marciais Mistas) e no Iguatu não é diferente. A prova é a abertura de diversas academias, superlotadas de alunos, alguns deles chegam a despontar no cenário esportivo em competições pelo Brasil a fora. Mas atrelada ao bom celeiro de talentos vem a dificuldade dos atletas esportivos da região que sofrem com limitações para continuarem frequentando academias para treinar e garantirem participação em competições de suas respetivas modalidades em nível de região, no Ceará e em outros estados.

O mais recente caso é o de William Barbosa Saraiva Neto, praticante da modalidade de jiu-jítsu. Mesmo sendo um atleta premiado e tendo conquistado muitas medalhas e troféus nas competições em que participou representando Iguatu, Saraiva afirma que a falta de patrocínio é o maior empecilho para continuar praticando o esporte. A luta que começa antes mesmo de entrar no tatame é pela busca de recursos para financiar sua participação no ‘Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu Profissional 2016 – Gi & No Gi’ promovido pela Confederação Brasileira de Lutas Profissionais (CBLP), em parceria com Bandsports e o X-Combat TV News.

Os custos vão desde inscrição, deslocamento e alimentação. O atleta trabalha como Policial Militar lotado no 10º BPM Iguatu para sobreviver e sustentar a família. Os maiores desafios são para participar das competições dentro e fora do Ceará. “Já tirei muitas vezes dinheiro do bolso comprometendo minha renda familiar tudo em prol de um sonho. O ideal seria um patrocínio que é diferente de apoio pontual. A gente fica angustiado, e muitas vezes deixando de participar de um evento importante,” afirmou o atleta que disse ainda já ter feito diversos apelos ao poder público, mas nunca foi atendido.

A competição de que pretende participar acontece em Fortaleza nos dias 20 e 21 do mês de agosto. Natural de Fortaleza e morando em Iguatu desde 2006, William Saraiva é praticante de jiu-jítsu desde 2005, e atualmente é graduado na faixa ‘Roxa’. Ele começou a praticar o esporte em Fortaleza com o mestre ‘Sazinho’ e quando chegou a Iguatu continuou o treinamento com o professor André Ribeiro da ‘AR Team Academia’, credenciada pela equipe ‘Gc Pepey’ do Mestre Pepey lutador do UFC.

Sem violência

De acordo com William, o esporte é uma arte em que a violência não faz parte. “É um trabalho que realizamos até os dias de hoje em provar que o jiu-jítsu não é um esporte violento. Ao contrario comprovamos que é ótima ferramenta pedagógica e que é extremamente eficaz na formação do caráter ético e moral. Essa arte ganhou lugar nas universidades e em escolas, e hoje o jiu-jítsu escolar é bastante difundido em várias regiões do país. E isso não foi de uma hora para outra. Existem estudos e pesquisas sobre o fato. E houve pessoas que batalharam para que nossa arte fosse desvinculada da violência, pessoas que buscaram embasamento teórico e prático para provar sua eficácia na formação de um cidadão do bem”, disse.

Conquistas

Campeão Panamericano de Jiu-Jítsu profissional CBLP 2013 Faixa Branca
Campeão da Copa Sobral 2012 Faixa Branca
Campeão do Open Banabuiú 2013 Faixa Branca
Campeão do Open Cariri 2015 Faixa Azul 3º Lugar Brasileiro de Jiu-Jítsu profissional CBLP 2013 Faixa Branca
3º Lugar Nordeste CBJJ 2015 Faixa Azul
3° Lugar Panamericano de Jiu-Jítsu profissional CBLP 2015 Faixa Azul
3º Copa Ar Team 2015 Faixa Azul

 

Redes sociais

Página do atleta no facebook: https://www.facebook.com/williamarteam/
Instagram: www.instagram.com/willianbsneto

EM ALTA

Sair da versão mobile