Consultores acreditam que olhar para fracassos pode ajudar a construir carreira de sucesso

Será que existe uma fórmula mágica para ter sucesso na carreira e se tornar um líder excepcional? Talvez uma lista de tarefas que você pudesse ticar conforme completasse cada uma? Ou talvez um rol de dicas do que não fazer?

Este foi um dos tópicos das discussões entre os vários executivos que integram o grupo Influencers no site de carreiras LinkedIn. A BBC Capital recolheu as melhores dicas de dois deles.

James Altucher, empresário e investidor
Para entender o sucesso, é preciso estar atento para os erros cometidos frequentemente por pessoas que acabam fracassando. Essa é a opinião de Altucher no post 10 Things Successful People Never Do (“10 coisas que pessoas bem-sucedidas nunca fazem”, em tradução literal).

Ele lista alguns dos hábitos recorrentes de quem fracassa com frequência:
“Essas pessoas realmente acreditam na palavra ‘fracasso’. Nós não vivemos o suficiente para sermos um fracasso. Um planeta que existe há 4 bilhões de anos e não apresenta sequer uma forma de vida é o que eu chamaria de fracasso”, afirma Altucher. “Todo o resto é experiência. Quanto mais você erra, mais se aprimora. Ao cometer um equívoco, basta repetir e repetir até acertar.”

“Os fracassados prometem menos e cumprem mais. Todos nós já escutamos uma grande mentira, a de que para se ter sucesso é preciso prometer menos e cumprir mais. Mas isso nada mais é do que a pior forma de falta de integridade”, opina o empresário.

“Você tem que prometer mais e cumprir mais. Prometer mais o diferencia daqueles que prometem menos. Cumprir mais o diferencia daqueles que simplesmente cumprem. É fácil prometer um pouquinho mais e cumprir um pouquinho mais porque ninguém faz isso.”

“Os fracassados ficam com todo o crédito. Eles são inseguros e dão crédito aos outros o tempo todo, até se tornarem a fonte de crédito. Créditos são como uma moeda corrente. Se você é o banco, a longo prazo, é você quem vai acabar com todo o crédito real.”

“Eles não carregam um bloco de anotações. Eu levo o meu para todo o lado. Devo ter mais de cem bloquinhos”, diz Altucher. “Quantas vezes você tem uma grande ideia e pensa: ‘que ótima ideia, não vou esquecê-la’, e depois a acaba esquecendo?”.

Marshall Goldsmith, escritor e consultor de carreiras para executivos
“Conforme aumentam as demandas sobre os líderes, sobra menos tempo para eles se concentrarem em fazer as mudanças necessárias para que se mantenham no cargo com sucesso”, escreveu Goldsmith em seu post 8 Things Successful Leaders Do (“8 coisas que líderes de sucesso fazem”).

“Quanto mais se espera de você, menos tempo você terá para se aperfeiçoar. Ainda assim, melhorar suas habilidades de líder é algo mais importante do que nunca”.
Para fazer isso, o melhor é “aproveitar ao máximo o entorno e pedir ajuda para as pessoas à sua volta. É preciso solicitar o apoio delas”.

E há oito passos essenciais para continuar se desenvolvendo como líder, segundo Goldsmith. Aqui estão alguns deles:

Faça perguntas. “Pergunte às pessoas: ‘Como posso ser melhor (como gerente, sócio, membro da equipe, etc.)?’”, afirma o consultor.

Ouça as respostas.

Pense. “Reflita sobre o que os outros dizem. O que eles estão querendo dizer? Agradeça às pessoas por suas opiniões, e responda positivamente quando elas o fazem”. Depois disso:

Envolva-os. “Atraia outras pessoas para dar apoio aos seus esforços de mudança”.

Dê sequência. “Todos os envolvidos vão notar as ações positivas que você está tomando com base nas opiniões deles”.

“Pode parecer simplista, mas também é algo fácil de fazer, e isso ajuda a promover uma ‘mudança para algo ainda melhor’”, diz o especialista.

Leia a versão original desta reportagem em inglês no site da BBC Capital.

Fonte: BBC