Regional

Icó: Servidores em greve fazem protesto inusitado com enterro simbólico dos seus direitos

Published

on

Servidores públicos municipais da cidade de Icó voltaram a realizar manifestação nesta segunda-feira, 28. Há 15 dias que a categoria está em greve reivindicando pagamento do mês de dezembro de 2016 e manutenção de direitos, além da melhoria das condições de trabalho.

Desta vez o protesto foi criativo e inusitado. Às 17 horas desta segunda-feira, no Largo do Théberge, Centro Histórico, houve uma espécie de cortejo fúnebre dos direitos dos servidores públicos municipais.

Vestidos de preto, conduzindo pelo menos dois caixões de defuntos e velas, além de cruzes, os servidores protestaram e até realizaram o enterro simbólico dos seus direitos trabalhistas, após a caminhada passar em frente à Prefeitura e à Câmara de Vereadores.

Manhã

Pela manhã, o funcionalismo que aderiu ao movimento grevista realizou um protesto em frente à sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Os servidores reclamam contra a falta de atualização do piso salarial do magistério, em 7,64%, conforme definido pelo Ministério da Educação, em 12 de janeiro deste ano, manutenção do pagamento de quinquênio retirado por decreto da prefeita Laís Nunes, e a votação da emenda 005/2017 que reajusta o Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCC).

Esclarecimentos

A assessoria de Imprensa da Prefeitura de Icó informou que nesta terça-feira, 29, começa o pagamento da primeira parcela referente ao salário de dezembro de 2016, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado do Ceará.

A prefeita Laís Nunes disse que o município enfrenta uma crise herdada da gestão anterior e que a Folha de Pagamento chegou a 63% das receitas, inviabilizando a administração.

Fonte: Diário Centro Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile