Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Há 30 anos, Brasil decretava a Constituição Federal de 1988

Publicado

on

Com objetivos fundamentais pautados na dignidade da pessoa humana e na cidadania, a Constituição Federal passa hoje por instabilidades.

Há exatos 30 anos, o Brasil dava um importante passo: promulgava a Constituição Federal de 1988 (CF). Após a Ditadura Militar, ela trazia novamente ao País um regime democrático e se propunha a ser garantidora do bem-estar social. O documento contou com a participação da sociedade civil e foi formulado por assembleia constituinte de 559 parlamentares 26 deles do Ceará eleitos em 1986.

Composta de 250 artigos e pouco mais de 100 emendas, a CF traz logo em seus títulos iniciais a preocupação com os direitos individuais e sociais e a proteção dos direitos humanos. “Ela continua a ser atual, na medida em que seus objetivos fundamentais entre eles, a dignidade da pessoa humana e a cidadania persistem como metas para o Estado brasileiro”, explica professor do curso de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Cristiano Paixão.

Essas características, entretanto, são as mesmas que nos últimos dois anos vêm passando por instabilidades. No Legislativo, tramitam propostas de emenda à constituição (PEC) que minimizam a responsabilidade federal frente a medidas sociais, como a PEC 287/16 (reforma da Previdência), prevista para entrar em pauta logo após o segundo turno destas eleições.

“As emendas constitucionais são necessárias para atualização e aperfeiçoamento. Mas nenhuma das aprovadas até agora expandiu a cidadania. Pelo contrário: uma delas, a PEC 95, é um fiel ataque aos direitos estipulados na Constituição, diante do rígido limite de gastos públicos nela previsto”, argumenta.

De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), o pleito do próximo domingo, 7, deve ratificar o perfil conservador do Congresso segundo o instituto, a atual legislatura é a mais conservadora desde 1964. A previsão é de aumento das bancadas ruralista, religiosa, empresarial e da bala.

“Já tivemos em 2014 um Congresso conservador e foi negativo do ponto de vista da execução da CF para produzir uma sociedade igualitária. Houve um esvaziamento de pautas dos direitos humanos e da cidadania, dos direitos sociais mais amplos no que se refere à seguridade e assistência sociais”, argumenta a professora do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC), Monaliza Oliveira, que é integrante do Laboratório de Estudos em Política, Eleições e Mídia (Letem) da UFC.

Ela ressalta que os mesmos deputados que votam contra pautas LGBT também votam a favor de medidas econômicas liberalizantes. “São duas faces da mesma moeda. (…) É problemático não só na disputa dos valores de minorias, mas por também endossar pautas ultraliberais”, defende.

Professor do curso de Direito da UFC, Willian Paiva, analisa que a projeção é de que o País tenha nos próximos quatro anos um Congresso que privilegie propostas que já estão em tramitação em detrimento de projetos de interesse social.

Paixão defende que é necessário que a sociedade esteja atenta à próxima composição do Legislativo. “É necessário que lideranças da sociedade civil se mobilizem para que seja eleito um Congresso plural e democrático”, pontua.

Presidente da Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas (ABCD), Marcelo Figueiredo pondera que as problemáticas sociais que envolvem o documento surgem da falta de obediência do poder público a ele.

Na opinião de Cristiano Paixão, o impeachment da presidente Dilma Roussef (PT) é um responsáveis pelo atual cenário de instabilidade da Constituição. “O mecanismo do impeachment foi utilizado de maneira equivocada e abusiva em 2016. Foi utilizado um dispositivo típico de um regime presidencialista como se estivéssemos no parlamentarismo. O impeachment se assemelhou a um voto de desconfiança. Assim, a Constituição deixa de ser vista como referência para atores políticos”, argumenta.

Monaliza Oliveira também acredita que o atual cenário sociopolítico é fruto de um processo iniciado com a destituição de Dilma. “Recentemente, aconteceram mudanças constitucionais que levantaram o debate de em que medida esse Congresso de fato representa a sociedade”, pontua.

Quanto à preocupação com o perfil do próximo presidente, Willian Paiva afirma que o ideal é que o eleitor vá às urnas com um voto mais consciente, uma escolha realizada em cima de critérios como o perfil do candidato e sua relação com as pautas necessárias à coletividade.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias2 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias2 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias2 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu3 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias3 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias3 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias4 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias4 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias4 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos4 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil6 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.