Regional
Grupo Imagens de Teatro e Escola Livre de Artes (ELA) apresentam o projeto “Açude Orós: 56 de resistência”

Projetos de cursos de desenhos e arte urbana, alusivos ao Açude Orós, acontecerão no dia 14/12 (sexta), na cidade de Orós, a partir das 7h no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Convidados a integrar o projeto “Açude Orós: 56 de resistência” apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, os Artistas Visuais Maíra Ortins, Narcélio Grud e Rafael Limaverde serão os oficineiros nessa etapa na cidade de Orós.
O projeto é de intervenções urbanas no entorno do açude Orós com participação dos ribeirinhos. Entretanto, o grande mote é lançar um olhar crítico sobre o cuidado que a população local deve ter para preservação da cidade e do açude.
O açude Orós ou Açude do Presidente JK fica localizado no entorno da cidade de Orós, aproximadamente a 450 km da cidade de Fortaleza. Os primeiros passos para construção aconteceram no Brasíl Império, quando vários anos de secas se sucederam e assolando um grande número de pessoas e animais da região Centro-Sul.
O sonho de levar água para o sertão só foi possível no século XX com o presidente Juscelino Kubitschek. Segundo dados do Dnocs, a barragem é uma das mais importantes do Ceará, em uma área de 25.000 km2.
O orós tem por finalidades a perenização do Rio Jaguaribe, irrigação do Médio e Baixo Jaguaribe, piscicultura, produção de culturas agrícolas de áreas de montante, turismo.
No livro ‘O Despertar da Memória” da professora, médica, jornalista, Erotilde Honório que também foi moradora da localidade “Conceição do Buraco” (hoje a Vila Guassussê – distrito de Orós) registra com detalhes a construção do Açude Orós e a sua importância para o Vale Jaguaribe e a população ribeirinha.
“A construção do Açude Orós cumpriu com o papel de combate aos efeitos da seca, mas o poder público não tirou proveito dessa riqueza natural para potencializar o Açude Orós como fonte de riqueza para o turismo cultural”, observa Édson Cândido, idealizador do projeto e da Escola Livre de Artes.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu6 dias atrás
Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu
-
Noticias6 dias atrás
Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil
-
Noticias6 dias atrás
Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro
-
Noticias6 dias atrás
Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza
-
Noticias6 dias atrás
Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos
-
Iguatu5 dias atrás
Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual
-
Noticias2 dias atrás
Mais de 130 mil eleitores do Ceará correm risco de ter título cancelado; regularização vai até 19 de maio
-
Noticias2 dias atrás
Jovem de 21 anos morre afogada durante passeio com amigos na zona rural de Quixeramobim