Brasil
Governo publica nova MP modificando reestruturação das carreiras na PF
[caption id="attachment_15468" align="alignnone" width="600"]
Foto: Divulgação[/caption]
O Senado ainda nem votou a medida provisória 650 de 2014, que trata da reestruturação das carreiras na polícia federal, e o governo já modificou a matéria por meio de outra medida provisória.

Foto: Divulgação
O Senado ainda nem votou a medida provisória 650 de 2014, que trata da reestruturação das carreiras na polícia federal, e o governo já modificou a matéria por meio de outra medida provisória.
A medida provisória 657 foi publicada no Diário Oficial da União, na edição desta terça-feira.
A medida provisória 650 de 2014 é o primeiro item da pauta de votações do Senado. A matéria já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e precisa ter a análise concluída pelo Congresso Nacional até o dia 28 de outubro, quando perde a validade.O texto concede reajuste salarial de 15,8% para agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal.
A medida provisória deixa claro na lei que a carreira de policial federal é formada por cargos de nível superior. A nova MP editada pelo governo vai além ao incluir três pontos na legislação que trata da Polícia Federal.
O primeiro deles diz que os delegados da PF são os responsáveis pela direção das atividades da corporação e exercem atividade essencial e exclusiva de Estado. O segundo item estabelece que o ingresso na carreira de delegado se dará por meio de concurso público, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil. O cargo é privativo de bacharel em Direito e há a exigência de três anos de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato de posse. Por fim, a MP 657 determina que o cargo de diretor-geral, nomeado pelo Presidente da República, é privativo de delegado de Polícia Federal integrante da classe especial da carreira.
O senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia, acredita que a reestruturação das carreiras no serviço público é uma forma de melhorar o atendimento à população: “servidor público é um trabalhador inclusive dos mais qualificados, para acessar a estrutura pública é uma peneira que não tem mais tamanho ou se tem qualidade ou não acessa. Portanto, estamos falando de algo que pode garantir a segunda perna desse tripé que é a eficiência do serviço público, que é quem presta serviço ao cidadão mais pobre.”
A medida provisória 657 será analisada por uma comissão mista do Congresso Nacional e depois pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.
Fonte: RADIO SENADO
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásJovem é preso por engano no Ceará após ser confundido com foragido e passa Natal e Réveillon na cadeia
-
Noticias2 semanas atrásLula sanciona lei que reconhece professores da educação infantil como parte da carreira do magistério
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu

