Brasil
Governo prorroga emergência zoossanitária por gripe aviária no país
O governo prorrogou por mais 180 dias a emergência zoossanitária em todo o país por causa da gripe aviária. A doença, causada pelo vírus H5N1, foi detectada em aves silvestres migratórias. A medida visa prevenir que aves comerciais sejam contaminadas e afetem o mercado de carne de frango, do qual o Brasil é o maior exportador do mundo.
A emergência zoossanitária foi decretada em maio, após a primeira confirmação de ave infectada. Desde então, foram investigados mais de 2 mil casos e confirmados 139 focos, principalmente na faixa litorânea do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. Apenas três casos foram em aves de subsistência nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
O Brasil mantém o status de país livre da H5N1, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), pois não há casos em aves comerciais. A doença é causada por um vírus que pode sofrer mutações e se adaptar a novos hospedeiros, representando um risco ao comércio internacional e à saúde humana.
Nas Américas, já foram registrados casos da doença em humanos nos Estados Unidos, Chile e Equador, de acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). No Brasil, nunca houve ocorrência de casos em humanos.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

