Brasil
TSE condena Bolsonaro e Braga Netto à inelegibilidade por abuso de poder no 7 de setembro
O ex-presidente Jair Bolsonaro e seu candidato a vice nas eleições de 2022, Walter Braga Netto, foram condenados à inelegibilidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles foram acusados de abuso de poder durante as comemorações do 7 de setembro de 2022. Essa é a terceira condenação de Bolsonaro e a segunda de Braga Netto.
A pena é de oito anos sem poder se candidatar, mas não se acumula. Assim, o ex-presidente e o ex-ministro ficam impedidos de participar das eleições até 2030. A decisão foi do ministro Benedito Gonçalves, que está prestes a encerrar seu mandato como corregedor-geral Eleitoral no TSE.
O ministro seguiu o entendimento do plenário em análise anterior envolvendo os mesmos fatos. Ele afirmou que ficaram comprovadas as condutas abusivas de ambos nas comemorações do Bicentenário da Independência. Ele determinou que a Secretaria da Corregedoria-Geral Eleitoral anotasse no Cadastro Eleitoral a restrição à capacidade eleitoral passiva de Bolsonaro e Braga Netto.
A ação de investigação judicial eleitoral (Aije) foi protocolada pela coligação Brasil da Esperança, que apoiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha. Além de Bolsonaro e Braga Netto, outras 15 pessoas são investigadas. Em relação aos outros investigados, Gonçalves autorizou uma série de medidas para dar andamento ao processo.
-
Brasil3 dias atrásConselho Nacional de Política Cultural recebe inscrições até 22 de setembro
-
Curiosidades3 dias atrásMaturidade, e não criação, pode explicar comportamento de quem nasceu entre 1955 e 1978
-
Ceará3 dias atrásEquipe conquista ouro na Olimpíada de História em homenagem a estudante cearense em tratamento contra câncer
-
Brasil3 dias atrásBanco do Nordeste terá R$ 60,9 bilhões para financiar projetos em 2027
-
Mundo3 dias atrásONU aprova novo mapa-múndi para mostrar tamanho real dos continentes
-
Entretenimento3 dias atrásRock in Rio 2026: veja as principais mudanças e novidades na Cidade do Rock
-
Brasil3 dias atrásQuase 2 milhões de brasileiros trabalham por meio de aplicativos, aponta IBGE
-
Economia3 dias atrásBancos fecham as portas na segunda-feira (7) durante feriado da Independência
