AssuntosNet

Governo mudará ensino médio por medida provisória

Published

on

Texto de reforma será apresentado hoje e preveem 1.400 horas anuais, menos disciplinas e possibilidade de estudante escolher metade do curso. O governo Michel Temer divulga hoje a maior mudança da educação em 20 anos, desde a criação da Lei de Diretrizes e Bases. Sem previsão de votação no Congresso, a reforma do ensino médio será feita por medida provisória e estabelecerá a partir de 2017 mais horas de aula, menos disciplinas e liberdade para o aluno montar metade do curso. A reformulação amplia a carga anual de 800 para 1,4 mil horas – o que exige turno integral – e tem objetivo de evitar evasão escolar e melhorar a qualidade. O modo como está sendo feita, no entanto, causa polêmica. Entidades do setor questionam o uso de medida provisória (que vigora a partir de publicação no Diário Oficial da União) em vez de aprovação de projeto de lei – com trâmite no Congresso e possibilidade de discussão mais ampla. O presidente Michel Temer aceitou editar a MP após ser convencido pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, da “necessidade urgente de mudar a arquitetura legal” do ensino médio (O Estado de São Paulo)

Reforma trabalhista fica para 2017, diz ministro

A proposta de reforma trabalhista só será enviada ao Congresso no segundo semestre de 2017, disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, no evento Fóruns Estadão Brasil Competitivo. Segundo ele, a prioridade agora é a questão fiscal. “Antes de apresentar uma reforma, o governo está aventando propostas e elaborando ideias. E não apresentará prato feito antes de um amplo diálogo”, disse.

Temer é contra Caixa 2

O presidente Michel Temer disse hoje (21), em Nova York, que foi surpreendido com a notícia da inclusão do projeto de lei que anistiaria crimes de caixa 2 no Brasil na pauta de votação da Câmara dos Deputados. Em entrevista coletiva durante encontro com empresários norte-americanos, Temer disse que pretende colocar o país nos trilhos, mesmo que isso resulte em uma queda ainda maior de sua popularidade. Ele comentou também o fato de o juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal no Paraná, ter acatado denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no âmbito da Operação Lava Jato.

Para afinar o discurso

O Planalto criou um conselho “informal” de comunicação para assessorá-lo na forma de anunciar suas ações e se posicionar frente a temas do governo.

Conselho homologou Reitor do IFCE

O Conselho Superior (Consup) homologou, nesta quarta-feira (21), o resultado final da consulta que reelegeu o professor Virgílio Araripe para reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Ele cumprirá novo mandato de quatro anos. Com isso, o Consup enviará agora o resultado do processo eleitoral para o Ministério da Educação para fins de nomeação e posse do eleito. A nova gestão de Virgílio Araripe terá início a partir de fevereiro de 2017 e se estenderá, portanto, até 2020, informa a assessoria de imprensa do IFCE.

Companheiros e Companheiras

A visita do ex-presidente Lula nesta quarta-feira em Iguatu motivou a coligação liderada pelo candidato Ednaldo Lavor. Alguns avaliam que a multidão presente não significa o apoio unânime ao candidato. Lula é carismático e deixou um legado que o coloca como figura querida na classe mais pobre. Mesmo assim, é inegável que oxigenou a candidatura local.

Politica para a saúde

Os candidatos seguem com mirabolantes propostas para a saúde com reformas no Hospital, aquisição de profissionais, mas a questão crucial é relegada. Integrar as redes de Saúde para reduzir filas e UTI. Temas esquecidos pelos candidatos.

Poda de árvore? Chame o carroceiro!

Quando se trata da poda de árvores, o setor da prefeitura deixa a desejar. Inúmeras reclamações surgem nas emissoras de rádio de Iguatu. Nesta residência no bairro Veneza, os galhos estão expostos há um mês. Um desrespeito aos contribuintes e ao meio ambiente. É preciso tornar eficiente este serviço como já ocorre em áreas do centro comercial. Na maioria dos bairros da periferia, moradores recorrem aos carroceiros que cobram R$ 15,00 por cada carroçada.

ASSUNTOSNET: Quinta-feira (22) de Setembro, 2016. Acesse e opine sobre a reprodução das sinopses, com noticias da imprensa e blogs, e comentários do colaborador Silvani Soares. Boa Leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile