Política

Governo Dilma segue sob liderança de petistas cearenses

Neste momento de crise, dois cearenses têm a missão de articular o governo Dilma Rousseff no Congresso Nacional.

Published

on

Neste momento de crise, dois cearenses têm a missão de articular o governo Dilma Rousseff no Congresso Nacional.

De um lado, o deputado José Nobre Guimarães.  Do outro, o senador José Pimentel. Para Guimarães, a consolidação da base governista na Câmara e a construção de uma agenda positiva, visando à retomada do crescimento do País, são os principais desafios de Dilma Rousseff. Segundo ele, a unidade dos partidos que integram a base do Governo na reestrutura é importante para evitar “oportunismo”.

“Ontem, definimos a agenda de Dilma e também medidas para estabilidade econômica, onde não podemos votar matérias que tragam impacto para a União. Um pacto para retomada do crescimento da economia brasileira também deve ser criado”, afirmou em relação à reunião ocorrida no último domingo, no Palácio da Alvorada, entre Dilma e sua equipe de coordenação política.

A petista convocou o vice, Michel Temer, 13 ministro e os líderes, José Guimarães e José Pimentel. O Governo precisa lidar esta semana com as chamadas “pautas-bomba” em votação no Congresso, que colocam em risco o ajuste fiscal, com o esfacelamento da base aliada, o enxugamento de ministérios e as manifestações contra seu governo, previstas para o próximo domingo.

Guimarães ressaltou que a presidente Dilma Rousseff iniciou um giro pelo Brasil, inclusive pelo Nordeste, pois, segundo ele, o objetivo é dialogar com a população para retomada do crescimento da economia. A petista esteve, ontem, no Maranhão, onde discursou e entregou obras do Programa Minha Casa, Minha Vida.

“A Presidente mostra que o nosso caminho é as ruas, dialogando com a população. Temos legado e obras para apresentar à população. Isso vai se repetir em outros estados”, disse, apresentando outras estratégias a serem tomadas pelo Planalto. De acordo com o petista, a Presidente iniciou também, ontem, uma rodada de encontros com a base aliada e, ao longo da semana, conversará individualmente com cada um dos líderes dos partidos que declararam apoio ao Governo no início do mandato, inclusive PDT e PTB, que na última semana anunciaram rompimento com o Governo.

“A Presidente inicia hoje [ontem] uma rodada de viagens pelo Brasil, especialmente pelo Nordeste, no Maranhão, três mil casas do Minha Casa Minha Vida são entregues e também inaugurou o Terminal de Grãos. Após essa visita ao Maranhão, a Presidenta segue para Bahia, depois ao Ceará, com o objetivo de mostrar que estamos fazendo muito para recuperar a economia brasileira. Essa parceria com o Maranhão foi muito bem sucedida e não apenas neste Estado, mas em todo o Nordeste. Ela também vai visitar a Transnordestina e o porto de Pernambuco”, adiantou.

Na mesma linha, Pimentel reforça que o Governo trabalha na construção de uma agenda positiva e, no Senado, articula uma pauta de votação que inclui nove medidas provisórias, entre elas: elevação da alíquota da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) devida por instituições financeiras. Sobre as chamadas “pautas-bomba”, o senador disse que as lideranças têm dialogado para explicar os problemas casos sejam aprovadas.

Na liderança

Além de Guimarães e Pimentel, outros cearenses possuem lugar de destaque na liderança do Congresso. Eunício Oliveira é líder do PMDB e atua como articulador do Governo nos bastidores. O deputado André Figueiredo é líder do PDT na Câmara, inclusive coube a ele, na semana passada, anunciar o rompimento com o Governo. Tem ainda o deputado Domingos Neto que, este ano, assumiu a liderança do Pros.

 

Fonte: O Estado CE

EM ALTA

Sair da versão mobile