Noticias
Governadores vão buscar Governo Federal sobre acordo no ICMS do diesel para barrar projeto na Câmara
Os governadores dos estados brasileiros vão buscar articulação com o ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro, Ciro Nogueira, para tratar da questão da incidência do ICMS sobre os combustíveis.
A ideia é tentar um acordo, envolvendo inclusive o Congresso Nacional, para evitar a votação de um projeto de lei que tenta tabelar o tributo de produtos e serviços como combustíveis e energia elétrica em 17%. Em vez de avançar com o atual projeto na Câmara, o foco seria rediscutir a tributação do diesel.
A medida saiu de reunião do Fórum Nacional dos Governadores, que aconteceu na tarde desta segunda-feita (23), virtualmente. A governadora cearense Izolda Cela (PDT) participou do encontro ao lado da secretaria da Fazenda Fernanda Pacobahyba.
Há uma grande preocupação dos gestores estaduais com a possibilidade de aprovação do Projeto de Lei Complementar 18/2022, de autoria do deputado cearense Danilo Forte, que busca incluir energia, combustíveis e transporte coletivo como bens essenciais, o que limita a tributação a 17%. A mudança seria no Código Tributário Nacional.
A ideia é saber do governo federal se uma mudança no convênio do Comsefaz sobre a Lei Complementar 120, que determina uma alíquota única de ICMS sobre os combustíveis para todos os estados, aprovada em março passado, pode por fim à tramitação do PLP 18/22, que pode ser votado já nesta terça-feira (24).
“A articulação deve ser em bloco. Estados dos petistas aos bolsonaristas, todos, sem exceção, estão contra esse projeto (projeto de lei complementar 18/2022). As perdas são grandes demais para estados e municípios”, diz a secretaria Fernanda Pacobahyba.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, prometeu colocar o projeto em votação nesta terça-feira (24).
Fonte: Diário do Nordeste
MAIS ROCK – O melhor programa de ROCK do Ceará – Edição de 17 de abril de 2022
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

