Ceará

Governador apresenta desempenho das crianças na alfabetização e no 5º ano

O governador Cid Gomes e o secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda, apresentam nesta terça-feira, dia 20, às 9h30min, no Centro de Eventos do Ceará, os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece).

Published

on

O governador Cid Gomes e o secretário da Educação do Ceará, Maurício Holanda, apresentam nesta terça-feira, dia 20, às 9h30min, no Centro de Eventos do Ceará, os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece).

Foram avaliadas as crianças do 2º e 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas em 2013. Durante a solenidade, que contará com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim, haverá a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) e do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Paic +5), desenvolvidos pelo Governo do Estado.  Antes, na segunda-feira, dia 19, das 15h às 20h, no mesmo espaço, haverá uma exposição com a participação de todos os municípios com uma mostra de experiências educacionais locais e palestras.

A Crede16, composta pelos municípios  de Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô, através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5), constata a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos. Os padrões de desempenho estudantil,   na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos que se encontram nos níveis mais altos de desempenho e aqueles que estão nos níveis mais baixos. Em 2007, o percentual de alunos alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental se concentravam no nível intermediário, onde embora tenham vencido as etapas iniciais do processo de alfabetização e desenvolvido habilidades importantes para que se tornem leitores autônomos, ainda não foram  considerados alfabetizados.

A programação especial de dois dias é para comemorar os sete anos de implementação do Paic. Nesse período, os dados do Spaece foram utilizados, como base, para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais, no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Esse crescimento pode ser visto nos números alcançados até agora. Em 2007, o percentual de alunos alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental era de 39,8%. Esse número subiu para 76,7% em 2012. No mesmo intervalo, a redução do percentual de alunos não alfabetizados caiu de 47,5% para 8,7%. Já entre os alunos do 5º ano com desempenho adequado em Língua Portuguesa, ao final dessa série, o percentual em 2008, saiu de 6,9% para 29%, em 2012. Na disciplina de Matemática, em 2008, era 3,6% e em 2012 passou para 20,2%.

Em 2012, estes municípios avançaram para o  nível desejável,  onde os alunos são capazes de localizar informações em textos, permitindo-os se tornarem alunos leitores fluentes, além de participarem mais efetivamente de diversas situações sociais, nas quais a leitura e a escrita estão presentes. Verificamos um aumento considerável de alunos alfabetizados no 2º ano e, consequentemente uma  redução do percentual de alunos não alfabetizados. Já os alunos do 5º ano em Língua Portuguesa,  no ano de 2010, estavam no nível  crítico e alguns no intermediário, começando um processo de sistematização e domínio das habilidades consideradas básicas e essenciais ao período de escolarização em que se encontravam. Em 2012  os municípios evoluíram para o nível intermediário, em Lingua Portuguesa,  demonstrando ter ampliado o leque de habilidades tanto no que diz respeito à quantidade quanto no que se refere à complexidade dessas habilidades. Na disciplina de Matemática, em 2010, a maior concentração dos alunos estava no nível crítico subindo, em 2012, para o nivel intermediário. Assim, conclui-se que houve um avanço signifivo na aprendizagem do 5º ano, nas disciplinas de Lingua Portuguesa e Matemática.

O Paic tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. A ação beneficia os 184 municípios do Estado com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada PAIC+5 e visa levar aos municípios mais formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos. Devido ao seu desempenho, o Paic contribuiu para a estruturação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

ESCOLA NOTA DEZ

Para reconhecer o esforço pela alfabetização das crianças, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua sexta edição, a premiação é destinada a até 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar – (IDE  5).

 

*CREDE-16

EM ALTA

Sair da versão mobile