Brasil

Gasto com cuidador de idoso poderá ser abatido no IR

[caption id="attachment_15156" align="alignnone" width="600"]Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação[/caption]

Famílias que contratam cuidadores de idosos poderão descontar o valor gasto com esses profissionais em imposto de renda.

Published

on

Foto: Divulgação

Famílias que contratam cuidadores de idosos poderão descontar o valor gasto com esses profissionais em imposto de renda.

 

O autor do projeto de lei, senador Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, disse ao programa Conexão Senado, da Rádio Senado, que já é possível descontar do imposto de renda uma série de despesas com a saúde. Falta assegurar o benefício para quem precisa de um cuidador de idoso. 

“Hoje a legislação já prevê o desconto no imposto de renda, no ano-calendário, a médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e hospitais, além de despesas com exames, radiografias e próteses ortopédicas e dentárias, serviços radiológicos, enfim. E não estavam previstas as despesas com cuidadores domiciliares de idosos”, disse Moka. 

O senador acredita que a medida vai significar benefícios para a população e até para o caixa do governo já que, se por um lado perderá arrecadação, por outro terá menos gastos. 

A dedução no imposto de renda das despesas com cuidadores de idosos foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais e estava pronta para ser votada na Comissão de Assuntos Econômicos. Mas a pedido do líder do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel, do PT cearense, o benefício será analisado em conjunto com outras iniciativas de renúncia fiscal em análise na Casa. 

Waldemir Moka lembrou ainda que o Senado já aprovou proposta, também de autoria dele, de regulamentação da profissão de cuidador domiciliar de idoso. Ele disse que com o envelhecimento da população, o ofício será cada vez mais exigido.

Fonte: RADIO SENADO

EM ALTA

Sair da versão mobile