Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Funceme registra precipitações em 105 municípios

[caption id="attachment_2583" align="alignleft" width="600"]O Açude Figueiredo, localizado entre Iracema e Alto Santo, e que levou anos para sua construção em vista de disputas judiciais, finalmente recebe água pela primeira vez após sua inauguração. Ele foi construído pelo DnocsFOTO: JANUÁRIO LIMAO Açude Figueiredo, localizado entre Iracema e Alto Santo, e que levou anos para sua construção em vista de disputas judiciais, finalmente recebe água pela primeira vez após sua inauguração. Ele foi construído pelo DnocsFOTO: JANUÁRIO LIMA[/caption]Apesar das chuvas verificadas nos últimos dias, não houve recarga considerável nos açudes cearenses. Choveu em 105 municípios, ontem, no Estado, de acordo com registro da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior ocorreu em Iracema (68mm), seguida de Jaguaribara (54mm) e Ererê (63mm). As chuvas ocorreram com maior frequência na área Leste, desde Beberibe, no Litoral Norte, até o Cariri cearense, no Sul do Estado. De acordo com a Funceme, a tendência é que esse quadro favorável deve perder força nas próximas 48 horas. O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explicou que essas precipitações registradas na madrugada de ontem foi provocada por dois sistemas. No Litoral Norte, houve influência de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal fator de chuvas no Nordeste. “A Zona de Convergência desceu um pouco, isto é, aproximou-se mais da costa do Ceará”, disse.

Publicado

on

O Açude Figueiredo, localizado entre Iracema e Alto Santo, e que levou anos para sua construção em vista de disputas judiciais, finalmente recebe água pela primeira vez após sua inauguração. Ele foi construído pelo DnocsFOTO: JANUÁRIO LIMA

O Açude Figueiredo, localizado entre Iracema e Alto Santo, e que levou anos para sua construção em vista de disputas judiciais, finalmente recebe água pela primeira vez após sua inauguração. Ele foi construído pelo DnocsFOTO: JANUÁRIO LIMA

O Açude Figueiredo, localizado entre Iracema e Alto Santo, e que levou anos para sua construção em vista de disputas judiciais, finalmente recebe água pela primeira vez após sua inauguração. Ele foi construído pelo DnocsFOTO: JANUÁRIO LIMA

Apesar das chuvas verificadas nos últimos dias, não houve recarga considerável nos açudes cearenses. Choveu em 105 municípios, ontem, no Estado, de acordo com registro da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior ocorreu em Iracema (68mm), seguida de Jaguaribara (54mm) e Ererê (63mm). As chuvas ocorreram com maior frequência na área Leste, desde Beberibe, no Litoral Norte, até o Cariri cearense, no Sul do Estado. De acordo com a Funceme, a tendência é que esse quadro favorável deve perder força nas próximas 48 horas. O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explicou que essas precipitações registradas na madrugada de ontem foi provocada por dois sistemas. No Litoral Norte, houve influência de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal fator de chuvas no Nordeste. “A Zona de Convergência desceu um pouco, isto é, aproximou-se mais da costa do Ceará”, disse.

As precipitações verificadas na área Leste com maior intensidade na região Jaguaribana foram provocadas por influência de ventos do Oceano Atlântico que encontraram altas umidades. “Esse modelo atual tem formação rápida e é diferente daquele que provocou chuvas no início da semana, favorecidas por ventos de Nordeste que convergiram com alta umidade relativa do ar”, explicou Fritz. “Nessa época do ano, diferentes fatores atuam sobre o Ceará, provocando chuvas localizadas”.

Fenômeno

A Funceme encontra limites na previsão de ocorrência de chuvas porque os sistemas apresentam formação rápida e também se dissipam com facilidade. “A gente olha para as fotos de satélite e não há formação de nuvens de chuvas, mas poucas horas depois já pode iniciar um sistema localizado que favorece as precipitações”, disse Fritz.

Os meteorologistas da Funceme acompanham diariamente as condições atmosféricas, pressão, formação de nuvens, a localização da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) principal sistema formador de chuvas no Nordeste, e a temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico. “Infelizmente, no geral, não temos um modelo que aponte para boas condições de precipitações”, reafirmou Fritz.

As últimas chuvas caídas desde a semana passada em várias regiões do Ceará, embora localizadas, trouxeram alívio para os produtores rurais. A terra molhada facilitou o surgimento de pastagem nativa para alimentar o rebanho. Em decorrência das dificuldades de aquisição de milho e de ração, com preços elevados, para os animais, os criadores festejam as últimas precipitações que banham o Estado.

Por serem chuvas localizadas e de reduzida intensidade, ainda não há recarga dos principais reservatórios do Estado. Onde houve, é praticamente insignificante com menos de 10%. O acúmulo médio nos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de 43%.

Apesar de a situação ser crítica, os grandes reservatórios ainda acumulam reserva favorável de água. O Castanhão, o maior do Estado, está com quase 52% da capacidade. O volume atual do Açude Orós chega a 65% e do Trussu, no Alto Jaguaribe, que abastece a cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, está com 70,5% de sua capacidade.

Depois de vários anos de construção e luta na justiça por indenizações de antigos proprietários de terra, o Açude Figueiredo, edificado pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), entre os municípios de Iracema e Alto Santo, no Leste do Ceará, ficou pronto em janeiro passado e agora com as recentes chuvas recebeu as primeiras águas. O reservatório tem capacidade para acumular 520 milhões de metros cúbicos de água. Até a semana passada, por falta de chuvas, estava seco.

De acordo com monitoramente da Cogerh, atualmente, só dois açudes estão com volume acima de 90%. São eles: Curral Velho, localizado no município de Morada Nova, na Bacia do Rio Banabuiú, que está com 94,4%; e Gavião, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, que tem 94,62%. Com volume inferior a 30%, há 70 açudes. As últimas chuvas trouxeram melhoria para os criadores, mas o quadro de estiagem permanece grave.

Pasto

“Em algumas áreas surgiram um pouco de pasto nativo, que ajuda na alimentação do rebanho, disse o produtor, Marconi Souza, da localidade de Santa Rosa, na zona rural de Iguatu.

O agricultor, Paulo Alencar, esteve, ontem pela manhã, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu e relatou esperança de colher um pouco de milho e de feijão que cultivou no fim do mês passado. Em todo o Estado, os criadores reclamam na demora das ações governamentais para a convivência com a estiagem.

“Há vários anúncios, promessas, mas na prática, os recursos não chegam até o campo no momento e na quantidade necessária”, observou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa.

Mais informações:

Funceme – Fortaleza

Telefone: (85) 3101. 1117

www.funceme.gov.br

Cogerh

(88) 3218.7038

Fonte: Diario do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos23 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos23 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu1 dia atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias2 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias2 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias2 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando2 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu2 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias3 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias3 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas3 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias3 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias3 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias3 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos4 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades4 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia4 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias4 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo4 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu5 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu5 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil5 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias1 semana atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.