Quem ainda não se vacinou contra a gripe no Ceará vai ter até o dia 10 de maio para receber a dose.  A Campanha Nacional de Vacinação estava prevista para terminar nesta sexta-feira, mas  foi prorrogada pelo Ministério da Saúde.  A vacina contra a gripe evita complicações, internações e até mesmo mortes por causa da doença. Devem ser vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, presos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos.  A meta do Ministério da Saúde é vacinar 31 milhões de pessoas em todo o Brasil. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembra que a vacina é segura e evita complicações da gripe.

“Essa vacina ela protege contra os vírus mais graves da gripe, aqueles que podem levar a pessoa a ser internada no hospital, ter complicações ou até mesmo óbito aos três tipos mais graves da gripe, então a pessoa pode tomar a vacina, ficar protegida contra esses três tipos mais graves e pegar gripes mais fracas, ou um resfriado e achar que a vacina que causou isso a vacina é segura e a principal arma para reduzir as complicações, casos graves e óbitos pela gripe.”

A vacina contra a gripe protege contra os três principais vírus que circularam no inverno passado. Até o dia 10 de maio, os postos de vacinação vão funcionar de segunda à sexta, das oito da manhã às cinco da tarde.