Curiosidades
Fotos inéditas mostram a vida na União Soviética durante a década de 1950
O major norte-americano Martin Manhoff trabalhou na embaixada dos EUA em Moscou de 1952 a 1954, quando foi deportado por acusações de espionagem. Durante esses dois anos, ele viajou muito e fez centenas ou milhares de registros fotográficos, que ficaram escondidos por mais de 50 anos.
Um historiador norte-americano chamado Douglas Smith encontrou o arquivo em um armário na casa onde a viúva de Manhoff morava até falecer pouco tempo atrás. Ele diz ter passado os últimos meses catalogando e digitalizando o material, que pretende tornar público em breve. Mas já liberou alguns aperitivos (sem especificar onde cada imagem foi feita).

São imagens de pessoas levando a vida normalmente em algumas cidades da União Soviética: a maioria em Moscou, mas também em Kiev, Leningrado (atual São Petesburgo), Murmansk e Ialta, além de pontos da ferrovia Transiberiana. O acervo inclui até um filme de 15 minutos do funeral de Joseph Stalin, morto em 1953.
Smith conta que está pesquisando a melhor forma de tornar público o que ele chama de “arquivo visual único”, além de encontrar um lar permanente para o acervo.









Fotos: Martin Manhoff/Douglas Smith
Fonte: Hypeness
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

