Iguatu

Fórum sobre HIV/AIDS apresentou dados das IST em Iguatu

Published

on

O Programa Municipal de IDT/AIDS e Hepatites Virais de Iguatu realizou na tarde dessa segunda-feira, 11 de novembro, o “VI Fórum HIV/AIDS de Iguatu” no auditório do Hospital Regional com presença significativa da população e profissionais da saúde. O evento contou com a colaboração da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde.

A mesa de autoridades foi composta por representações do próprio Hospital Regional de Iguatu, Curso de Enfermagem da URCA, Unidade de Pronto Atendimento, Rede de Atenção Básica de Iguatu, CEMEAR, entre outras. Logo no início foi apresentado o relatório epidemiológico da cidade expondo as estatísticas e casos de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) dos últimos 07 meses de trabalho sob o comando da nova coordenação do Programa.

Segundo o relatório apresentado no fórum, a maioria dos casos de HIV em Iguatu está na faixa etária entre 20 a 34 anos. Em 2016 foram 21 casos notificados, até novembro de 2017 já foram 40 novos casos, o que corresponde a um avanço na detecção segundo os profissionais da área como afirma a coordenadora do CEMEAR (Centro Microrregional Especializado de Atenção à Saúde Reprodutiva e Sexual) Sra. Alexandra Araújo: “Isso é bom. São pessoas que estão em tratamento, ‘isso aí é só a ponta do Iceberg’, os assintomáticos são os que nos preocupam porque muitas vezes eles não procuram o atendimento para iniciar o tratamento”. Atualmente 206 pacientes fazem uso de medicamentos antirretrovirais somente em Iguatu.

Ainda sobre o perfil dos indivíduos portadores de IST em Iguatu, para cada homem uma mulher é infectada, diferentemente das colocações leigas, 79% das pessoas que são acometidas por IST são heterossexuais. O município passou a ser um SAE (Serviço de Assistência Especializada), são apenas 23 em todo o estado do Ceará, 10 deles somente em Fortaleza, disponibilizando consultas com médico infectologista semanalmente, distribuição de medicamentos, coleta de exames específicos, entre outras ações.

O VI Fórum HIV/AIDS de Iguatu teve o tema: Estratégia de prevenção combinada do HIV e de cuidado integral à saúde. Na programação houve palestra com o médico ginecologista e obstetra Gildivan Oliveira e o infectologista Ramiro Tavares, ambos atendem pelo Sistema Único de Saúde no CEMEAR.

EM ALTA

Sair da versão mobile