Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Fortalezenses formam rede de apoio para auxiliar nos resgates

Publicado

on

Desde ajudas pontuais a grandes equipes desenvolvendo trabalho voluntário, as doações de insumos e de tempo no entorno do Edifício Andrea não cessam. Grupos religiosos e iniciativa privada fortalecem solidariedade.
O intenso calor ou mesmo a distância não foram empecilhos para que muitos fortalezenses saíssem de suas casas rumo às imediações dos escombros do Edifício Andrea. Ao redor da tragédia, uma rede de apoio se montou imediata e espontaneamente, com um único intuito: o de ajudar.

Chegando de carro ou a pé, o ir e vir de doações, ontem (16), permanecia incessante. Isopores, sacolas, colchões, utensílios descartáveis, garrafas de água e alimentos não paravam de chegar aos pontos de apoio, onde voluntários se revezam para auxiliar familiares e trabalhadores que atuam dia e noite nos resgates.

Além da ajuda com suprimentos para arrefecer a fome, sede ou cansaço, ainda havia quem oferecesse amparo psicológico e mesmo espiritual. Na tarde desta quarta, entre feições angustiadas, um grupo de católicos fazia orações e entoava cânticos, como demonstração de esperança e respeito às vítimas. Exceto quando o apito forte dos Bombeiros exigia silêncio, num esforço para ouvir com precisão qualquer som que pudesse sinalizar um pedido de socorro de algum sobrevivente.
Solidariedade

No lado de fora dos escombros, entre o ir e vir de ajudantes estava Lucas Lacerda, de 25 anos, motorista de aplicativo. Desde o momento em que soube dos resgates, reduziu a própria carga horária de trabalho para dedicar 12 horas do seu dia à solidariedade. Ele é um dos voluntários responsáveis por receber as doações de alimentos e objetos, que chegam a todo momento, e encaminhá-las à Cruz Vermelha.

“Apesar de ser uma tragédia, algo tão sério e ruim, você sente muita energia positiva. Desde ontem (15 de outubro), passei a acreditar mais no ser humano. Vi pessoas vindo de longe se disponibilizando a ajudar. Fiquei impressionado”, afirma. Segundo Lucas, que se autointitula como alguém com “vocação para ajudar”, ele colabora representando todos os motoristas de aplicativos da Cidade.
Representando a Igreja Universal, o pastor Ricardo Azevedo detalha que a instituição religiosa montou dois acampamentos em diferentes pontos de acesso ao local onde o prédio caiu. Ao todo, ele coordena uma equipe com cerca de 300 voluntários, que atuam em diferentes turnos. E realizando os mais diversos tipos de atividades, que vão desde a retirada de entulhos dos escombros até a distribuição de alimentos e água a bombeiros, policiais e familiares das vítimas.

Acima de tudo

“Por mais que aqui seja uma organização da Igreja Universal, quem doa são pessoas de diferentes religiões. Então, o amor ao próximo está acima de tudo”, resume o pastor, ressaltando que os voluntários devem continuar disponíveis até que seja encerrado todo o processo de resgate. As equipes estavam identificadas com um uniforme específico, para diferenciá-las.

Profissional com experiência em dar apoio socioassistencial, Juliana Rodrigues, 32, integra o projeto Abraçando a Comunidade, responsável por arrecadar doações e fazer mobilizações solidárias com a plataforma Fortaleza Solidária. Para ela, embora o momento seja de tristeza para todos, especialmente para os familiares das vítimas do desabamento, é possível sentir um clima de solidariedade, apoio e acolhimento no local.

“Graças a Deus, estamos conseguindo fazer uma grande mobilização porque os fortalezenses são muito solidários. Nas próprias famílias a gente nota uma tristeza profunda no olhar por não saberem dos seus, mas ao mesmo tempo elas veem que estão sendo acolhidas”.

A professora de Yoga Anabela Alcântara, 51, passou em um dos postos de apoio para deixar um colchão, copos descartáveis e talheres. Ainda que considere uma pequena ajuda, compreende como necessária. “Vir aqui dá uma emoção forte na gente. E é incrível qualquer coisa que se traga, nem que seja um olhar”, recomenda, sorrindo.

Foi o que fez o professor e servidor público, Pio Barbosa Neto. Junto a um amigo, saiu de casa para doar duas cestas básicas. “Fiquei extremamente chocado com toda essa tragédia. Nosso trabalho humano e de toda a sociedade é solidarizar-se, apoiar e dizer a todos que eles são muito bem-vindos em nosso coração”

Entidades auxiliam famílias

Desde que o desabamento do Edifício Andrea foi noticiado, muitas iniciativas vêm sendo empreendidas em Fortaleza, em prol dos familiares das vítimas. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-CE), por exemplo, disponibilizou quartos dos hotéis associados para que parentes das vítimas permaneçam, gratuitamente, por até uma semana. O Hemoce também preparou um estoque de bolsas de sangue suficiente para atender à demanda gerada pela tragédia.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará também está ofertando assessoria jurídica aos envolvidos na tragédia. “Dada a circunstância geral e vulnerabilidade, fomos ao local da tragédia para fazer os contatos necessários do que cada um vai precisar em termos de indenização, aluguel social, gastos com funeral, o que for”, afirma a defensora pública Elizabeth Chagas, titular do Núcleo de Habitação e Moradia. Para resolver qualquer questão jurídica, as famílias podem se dirigir ao Núcleo de Habitação e Moradia (Av. Senador Virgílio Távora, n° 2184, Dionísio Torres) ou ligar para o (85) 3262-4708.

Via G1

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu6 horas atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias9 horas atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias1 dia atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias1 dia atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias1 dia atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento2 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias2 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias2 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias2 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo2 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo3 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes3 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu3 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias3 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu4 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias6 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias6 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo7 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo7 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas7 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias7 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo7 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará7 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.