Conecte-se conosco

Política

Formação de comissões gera polêmica na Câmara de Vereadores

Publicado

on

A composição das comissões parlamentares da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) gerou polêmica na última quinta-feira, 11. Vereadores das bancadas de oposição denunciam que estão sendo preteridos na formação das comissões consideradas importantes e ameaçam ir à justiça para garantir espaços. No processo de escolha, as alas oposicionistas se abstiveram de indicar nome para a formação de três comissões. A base de governo não abriu mão de indicar dois nomes por comissão. A mesa diretora afirma que a condução de escolha seguiu o regimento interno.

A base de governo possui 10 vereadores. As bancadas oposicionistas são duas, uma delas ligada ao grupo do deputado e ex-prefeito Agenor Neto (MDB), com 4 vereadores, outra formada por 3 parlamentares alinhados com a família Sobreira.

Fato inédito: hoje a Câmara possui três alas. Os grupos de oposição se prendem ao artigo do Regimento Interno que aborda que obrigatoriamente cada vereador deva estar lotado em uma comissão. “Não foram respeitados os artigos 36, 38, 39, 64 e 66. O que eles têm a esconder para que não possamos fazer parte? Vamos entrar no Ministério Público com uma ação e mesmo que decidam que o formado de escolha seja o certo, seguiremos sem apresentar nenhum nome”, prometeu Lindovan Oliveira (PSD) líder de oposição.

Esfera judicial

Já a mesa diretora, que não participa das composições dos colegiados, declara que a prerrogativa de entendimento compete à presidência. “A escolha deve se dar pela maioria quando não há consenso. É democracia. O regimento diz que o vereador é obrigado a participar de comissão permanente ‘ou’ de outra função e comissão temporária. Ainda formaremos as comissões temporárias”, afirmou Rubenildo Cadeira (PRB), presidente em exercício no legislativo.

Caso o impasse siga para a esfera judicial, os vereadores correm o risco de que a tramitação das matérias sofra consequências. “Acredito que a Câmara sofra desgaste social com isso. Vamos entrar com um mandado de segurança para que seja suspensa a escolha”, garantiu Mário Rodrigues (PDT), líder de uma das alas de oposição.

Comissões

Atualmente o legislativo de Iguatu possui cinco comissões permanentes mais o Conselho de Ética. Cada uma delas compostas por presidente, relator e membro. A escolha ocorre por meio das representações das siglas partidárias que compõem o legislativo nesse ano. A base do governo municipal assim como de oposição disputa a presença em todos os colegiados. A comissão de Conselho de Ética ainda não foi formada.

Sem a presença de membros da oposição, a comissão de Educação, Cultura, Desporto, Saúde e Previdência Social foi formada tendo como presidente Marciano do Povo (PSD) e relator Diego Felipe (PHS). O colegiado de Transporte, Infraestrutura, Desenvolvimento Agropecuário, Meio Ambiente e Turismo tem Bandeira Jr (MDB) na presidência e na relatoria Josias Lucas (PTB). A comissão de Assistência Social, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Desenvolvimento Econômico ficou a cargo de Zilfran Ferreira (PSDB) como presidente e Pedro Lavor (PDT) de relator.

Em janeiro

No início do ano, diante da urgência de alguns projetos do executivo, foram formadas duas comissões. Na época a comissão de Legislação, Constituição, Justiça e Redação Final ficou formada com Pedro Lavor (PSDB) na presidência, Bandeira Júnior (MDB) na relatoria, e Vicente Reinaldo (PP) como membro, mas diante do impasse atual este parlamentar apresentou sua renúncia. Já a comissão de Orçamento Finanças e Fiscalização é composta pelos próximos dois anos por Diego Felipe (PHS) na presidência, Ronald Bezerra (PSDB) relator, e Lindovan Oliveira (PSD) membro.

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Ceará10 horas atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará10 horas atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias10 horas atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades13 horas atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando14 horas atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias17 horas atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia18 horas atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará18 horas atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias18 horas atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos21 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu3 dias atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

Noticias4 dias atrás

Ministério Público Eleitoral afirma que houve uso irregular de combustível da prefeitura de Iguatu

Economia4 dias atrás

Chagas Vieira diz que PIB do Ceará em 2024 cresceu quase o dobro do Brasil

Noticias4 dias atrás

Voo com 116 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou em Fortaleza

Ceará4 dias atrás

Programa Agente Jovem Ambiental oferece 9.591 vagas em todos os 184 municípios do estado

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?

Noticias5 dias atrás

DIREITO E CIDADANIA: A ÁGUA DE TODOS NÓS E A POLUIÇÃO NOS RESERVATÓRIOS PÚBLICOS

Esportes5 dias atrás

Qual a situação do Brasil nas eliminatórias da Copa?

Noticias5 dias atrás

Parlamentares reagiram à decisão do STF que tornou Bolsonaro réu no inquérito sobre o plano de golpe

Noticias5 dias atrás

Guarda municipal é preso por envolvimento em ataques contra empresas de internet

Iguatu5 dias atrás

MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões

Noticias6 dias atrás

Jovem com deficiência intelectual foi vítima de violência, durante abordagem policial

Noticias6 dias atrás

Polo Automotivo do Ceará terá incentivos fiscais federais

Noticias6 dias atrás

Previsão de onda de calor nas regiões litorâneas e no Centro Sul do Ceará

Iguatu7 dias atrás

Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público

Videos1 semana atrás

Rompimento de adutora interrompe abastecimento em Iguatu

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.