Noticias
Fiocruz prevê o fim da pandemia no primeiro semestre de 2022

A pandemia do novo coronavírus deve durar até os primeiros meses de 2022. A previsão é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e se baseia nos dados sanitários sobre a doença no Brasil.
Divulgado na última sexta-feira (1º), o boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz sugere um arrefecimento, ou seja, a redução das infecções.
Um dos motivos é a estabilidade nos registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que envolvem muitos casos de coronavírus subnotificados, além dos confirmados. Mas apesar da previsão otimista, os pesquisadores da Fiocruz alertam que o fim da pandemia não significa que a Covid-19 vai desaparecer.
O risco de surtos localizados deve continuar e será importante a população manter os cuidados para a prevenção. Para os cientistas da Fiocruz, a exigência do passaporte da vacina será fundamental para incentivar as pessoas a se imunizarem contra o coronavírus.
Além disso, os pesquisadores lembram que, por enquanto, a pandemia não terminou e na maioria dos estados, o número de casos ainda é alto.
Na visão dos pesquisadores do Observatório, responsáveis pelo boletim, é importante que sejam elaboradas diretrizes em nível nacional sobre o passaporte de vacinas, de modo a evitar a judicialização do tema, criando um cenário de instabilidade.
“A redução do impacto da pandemia de modo mais duradouro somente será alcançada com a intensificação da campanha de vacinação, a adequação das práticas de vigilância em saúde, reforço da atenção primária à saúde, além do amplo emprego de medidas de proteção individual, como o uso de máscaras e o distanciamento social”, destaca o documento.
Conforme a Fiocruz, a taxa de ocupação de leitos Covid-19 adulto mostra que 25 estados estão fora da zona de alerta (taxas inferiores a 60%). Ao mesmo tempo, permanecem na zona de alerta intermediário o estado do Espírito Santo (elevação das taxas de ocupação apesar de manter o mesmo número de leitos) e o Distrito Federal (elevação das taxas de ocupação como resultado da redução do número de leitos). Oito estados também reduziram o número de leitos de UTI Covid-19 para adultos, mantendo-se fora da zona de alerta.
fonte: Gcmais.com.br
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho
-
Videos2 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha
-
Videos7 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE
-
Videos2 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025
-
Videos7 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025
-
Mundo7 dias atrás
Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões