Ceará
Ceará e outros 11 estados têm aumento de síndrome respiratória por Covid, aponta Fiocruz

Novo boletim Infogripe, divulgado nesta sexta-feira (18) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aponta para alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pelo coronavírus em 12 estados brasileiros, dentre eles, o Ceará. Na maioria, segundo o estudo, o crescimento se concentra em crianças e adolescentes.
A análise se baseia em dados inseridos pelos estados no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde, até a última segunda-feira (14). Nesse período, os casos de SRAG provocados pelo coronavírus representaram 47% do total
Constam, também, na lista: Alagoas, Amazonas, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
Além disso, 17 capitais apresentam sinais de crescimento de casos na tendência de longo prazo, conforme a Fiocruz, especialmente em crianças. São elas: Fortaleza, Aracaju, Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina..
PREVENÇÃO
Em entrevista ao O Globo, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, disse que o cenário reforça a necessidade de atualização do esquema vacinal contra a Covid-19 e de voltar às medidas preventivas, como o uso de máscara.
O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, indica a aplicação de duas doses de vacinas em crianças de três a 11 anos; três doses para quem tem entre 12 e 39 anos, e quatro doses para adultos acima de 40 anos. No caso dos adultos imunossuprimidos, a orientação é uma aplicação extra.
Fonte: Diário do Nordeste
-
Iguatu2 semanas atrás
JUSTIÇA BARRA CRIAÇÃO DE QUASE 600 CARGOS EM IGUATU E MANDA INVESTIGAR ‘CALAMIDADE’ FINANCEIRA
-
Noticias1 semana atrás
Gigantes como Mercado Livre, Shopee e Assaí negociam instalação no Porto Seco de Quixeramobim
-
Noticias1 semana atrás
Junho de 2025 foi o terceiro mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu
-
Iguatu2 semanas atrás
Denúncia aponta uso indevido de refeições da Cozinha Comunitária de Iguatu por servidores da Prefeitura
-
Noticias1 semana atrás
PF investiga deputado Júnior Mano, do Ceará, por desvios de verbas, fraudes em licitações e uso irregular de emendas parlamentares
-
Noticias1 semana atrás
Homem faz gestos obscenos para crianças, mata vizinho que o confrontou e tem casa incendiada pela população
-
Iguatu1 semana atrás
Ministério Público Eleitoral pede fim de acusação contra Ilo Neto por falta de provas
-
Iguatu6 dias atrás
Justiça Eleitoral Condena Prefeito de Iguatu e vice por Abuso de Poder Econômico e Ligação com Facção Criminosa em Eleições 2024