Noticias

Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha, celebra tradição

Published

on

Populares e devotos participaram, neste domingo, 2, da tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, em Barbalha. Esse evento está entre os festejos de celebração ao religioso e padroeiro da cidade. Além de evidenciar a cultura e a fé local, o momento alimentou ainda a esperança daqueles que enxergam no “santo casamenteiro” uma oportunidade de encontrar um relacionamento amoroso.

De acordo com dados da Secretaria de Cultura de Barbalha, a estimativa inicial era que o cortejo reunisse entre 250 a 300 mil pessoas. Por volta das 16 horas, um público considerável já se aglomerava nas ruas, mesmo sob o sol que ofuscava o céu, em demonstração da devoção religiosa reforçada nesse período.

Essa celebração é considerada patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2015. Sua origem remonta a uma prática realizada na década de 1860, quando, sob orientação do Padre Ibiapina, os moradores passaram a pendurar bandeiras em suas portas. Os enfeites eram um símbolo de que a residência celebrava Santo Antônio. Tempos depois, em 1928, o gesto foi substituído pelo carregamento do pau em uma espécie de cortejo, fazendo o hasteamento da bandeira simbolizar a fé de todos os fiéis de Barbalha. Essa celebração ocorre assim desde então.

Neste ano, o tronco escolhido para ser usado como mastro para a bandeira veio de uma copaíba encontrada no Sítio São Joaquim. Ele foi cortado no dia 17 de maio, tem 23 metros e pesa 2,5 toneladas.

Ouça nosso Podcast!

PODCAST MAIS JUSTIÇA – DIVISÃO DE BENS NO DIVÓRCIO

EM ALTA

Sair da versão mobile