Automobilismo

Ferrari revela que falha rara provocou a quebra da asa móvel de Alonso

[caption id="attachment_2544" align="alignleft" width="620"]Por causa de problema, espanhol parou duas vezes nos boxes e teve corrida prejudicada (Foto: AFP)Por causa de problema, espanhol parou duas vezes nos boxes e teve corrida prejudicada (Foto: AFP)[/caption]Time ressalta que foi o primeiro defeito desde implementação do sistema e diz que problema serve de alerta para não haver descuido na confiabilidade

Published

on

Por causa de problema, espanhol parou duas vezes nos boxes e teve corrida prejudicada (Foto: AFP)

Time ressalta que foi o primeiro defeito desde implementação do sistema e diz que problema serve de alerta para não haver descuido na confiabilidade

A Ferrari revelou, nesta quarta-feira, que uma falha rara provocou o defeito na asa móvel de Fernando Alonso no GP do Bahrein. Logo nas primeiras voltas da corrida do último domingo, o sistema de DRS do carro do espanhol travou na posição aberta, forçando o piloto a parar nos boxes por duas vezes para fechá-la (reveja o momento no vídeo), já que o acionamento só é permitido em trechos pré-estabelescidos. O problema prejudicou a corrida de Alonso, que era um dos candidatos à vitória. Mesmo sem poder utilizar a peça que facilita a ultrapassagem, o espanhol ainda conseguiu terminar em 8º.

– Análises revelaram que o problema foi causado pela ruptura de um componente mecânico interno do sistema. É o primeiro problema desse tipo no sistema visto nos três anos que foi utilizado. A falha não é algo que cause preocupação em longo prazo. No entanto, mostra que a atenção à confiabilidade deve permanecer sempre no mais alto nível – declarou a equipe, através de um comunicado.

O chefe da escuderia de Maranello, Stefano Domenicali, afirmou que o problema serve de alerta para a Ferrari. Ele lembra que a equipe iniciou a temporada com um carro muito mais rápido do que os anos anteriores e não pode se dar ao luxo de pecar na confiabilidade, pondo em risco a disputa dos títulos.

– Nós acreditamos na nossa capacidade de estar na briga pela taça até o fim. Desta vez, nós estamos na luta desde o começo, o que não foi o caso durante um tempo. Ao mesmo tempo, devemos estar cientes de que precisamos ser perfeitos em todas as áreas para que alcancemos nossos objetivos – salientou.

Apesar do carro competitivo, a Ferrari enfrentou alguns problemas nessas primeiras etapas do ano. No Bahrein, além da falha na asa móvel de Alonso, Felipe Massa sofreu com dois furos de pneus, provocados, segundo a Pirelli, por detritos na pista. O espanhol está em quarto no campeonato com 47 pontos, 30 atrás do líder Sebastian Vettel (RBR). O brasileiro está em sexto, com 30 pontos. Confira a classificação completa.

Após quatro etapas, a F-1 segue agora para a chamada “temporada europeia”. O próximo desafio é o GP da Espanha, de 10 a 12 de maio. A TV Globo transmite ao vivo a corrida e o treino classificatório.

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile