Saúde
Falar mais de uma língua pode evitar ajudar a se recuperar de AVC, diz estudo
Falar mais de uma língua pode ajudar pacientes a se recuperarem de um acidente vascular cerebral, um AVC, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Edimburgo, na Escócia.
Esse estudo feito com seiscentas pessoas que foram vítimas de AVC. E segundo o resultado, 40 por cento das pessoas falavam mais de uma língua ficaram sem sequelas mentais. Já as que falavam apenas uma língua, 19 e meio por cento ficaram sem seqüelas.
Segundo os pesquisadores, o estudo, publicado na revista American Heart Association, sugere que o desafio mental de falar vários idiomas pode aumentar a habilidade que o cérebro tem em lidar com influências prejudiciais, como AVC, ou demência. O estudo também levou em consideração a idade dos pacientes, se eles eram fumantes, se eram diabéticos ou tinham pressão alta.
De acordo com os autores do estudo, aprender outras línguas é algo que existe uma ginástica do cérebro, e vários estudos científicos já mostraram que falar muitos idiomas pode melhorar a atenção e a memória, mas esta é a primeira vez em que se faz um estudo que relaciona o número de línguas com as conseqüências de um AVC.
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

