Tecnologia

Facebook reconhece que ainda não sabe lidar com a nudez

Published

on

A nudez é um dos principais desafios do Facebook, segundo a diretora de política global da rede social, Monika Bickert, que reconhece o conservadorismo da empresa, que é alvo de críticas por apagar posts –equivocadamente ou não– de grávidas, mães amamentando seus filhos ou mesmo de índias.

“É um tremendo desafio manter um conjunto de normas que atendam às necessidades de uma comunidade tão multicultural como a nossa”, informou ela, ao ressaltar o número de usuários do Facebook, que ultrapassa 1 bilhão.

Monika diz ser difícil identificar quando uma imagem é compartilhada para envergonhar alguém ou por outro motivo qualquer. “Outro desafio que a gente enfrenta é que as pessoas ao redor do mundo tem uma ideia diferente sobre o que é aceitável ou não [quando se trata de nudez]”, acrescenta.

Motivo que, segundo ela, leva o Facebook a adotar políticas de nudez “mais contundentes” e que acabam provocando a remoção de fotos “inocentemente compartilhadas”. Ainda assim, Monika descarta a possibilidade e a efetividade da criação de regras específicas para cada país em que a rede social opera.

“Criar fronteiras na ferramenta restringia a comunicação dos usuários. Ou seja, a plataforma só funciona de forma integrada com o mundo se tivermos um conjunto de normas que abranja a todos.” Mas a diretora de política global do Facebook afirma que a rede social está “sempre disposta a considerar exceções”, além de reconhecer que a avaliação da empresa em relação a conteúdos denunciados como impróprios é passível a erros.

Ela garante que o Facebook não é contrário à amamentação, tampouco contrário aos costumes indígenas. “A equipe de avaliação aplica as políticas a conteúdos específicos, que nem sempre avaliam o contexto da publicação”, aponta.

Fonte: Uol Tecnologia

EM ALTA

Sair da versão mobile